Vibração no volante ao pisar no freio. Pode ser a trizeta.
Você já sentiu vibração no volante e a carroceria tremer ao pisar no freio estando a certa velocidade? É normal achar que é um problema no freio. Mas não se deixe enganar. É mais provável que o problema seja na trizeta.
O conteúdo abaixo explica, com base no vídeo muito didático de nosso mecânico, o Bulle, que trabalha em nossa unidade na Ilha do Governador, como um problema na trizeta pode gerar a incômoda vibração tanto na carroceria quanto no volante ao acionar os freios estando em velocidade mais ou menos próxima a 80 km por hora.
Este case é baseado na solicitação de um cliente, dono de um Corolla, que procurou nossa ajuda relatando os sintomas acima. A princípio o cliente achava que as pastilhas de freio estariam empenadas e causando a vibração. Entretanto Bulle descartou a possibilidade. Em seguida contamos o desenrolar deste caso.
O que é a trizeta?
Para que você consiga entender a solução do problema é essencial saber o que é a trizeta e para que serve.
Para entender o papel que a trizeta tem no veículo, é preciso antes saber como funciona o semi-eixo, parte do automóvel da qual ela faz parte.
Os semi-eixos são grandes hastes que conectam a caixa de câmbio às rodas dianteiras do veículo e são compostos pela junta homocinética fixa, trizeta e tulipa, e são parte importante do sistema de transmissão.
A função do semi-eixo é transmitir a força de torque do câmbio para o eixo homocinético, que recebe a força do motor para transferir às rodas. Por isso, essa parte está diretamente relacionada à tração do veículo.
Entre as peças que fazem parte do semi-eixo, a trizeta pode ser considerada a mais fundamental delas. Isso porque é ela quem passa a força do torque do câmbio para o eixo homocinético. Como? Quando a marcha entra, é a trizeta que, acoplada na tulipa, a recebe.
Por falar na tulipa, ela é também é essencial para o veículo, justamente por trabalhar junto com a trizeta. Essa peça é preparada para receber o encaixe da trizeta. Tanto que se ela apresentar sinais de desgaste e não estiver em boas condições, pode prejudicar o funcionamento do sistema como um todo.
A solução
Bulle estava certo. Ao desmontar o sistema de suspensão para verificar a trizeta, notou que os amortecedores estavam em perfeito estado. Entretanto, quando afastou a junta homocinética e teve a visão da trizeta, de cara notou que a coifa estava rasgada. Isso fez com que a graxa que lubrifica a trizeta fosse expelida de dentro da tulipa (que recebe o encaixe da trizeta), deixando o conjunto completamente seco, sem graxa, como é mostrado aos 3m48s do vídeo que relata a solução do problema.
Por esse motivo, o atrito da trizeta com a tulipa (geralmente após os 80 km/h) gera a vibração relatada pelo cliente. Bulle descartou corretamente a possibilidade de o problema estar em pastilhas de freio empenadas, pois, quando isso acontece, a vibração ocorre no pedal do freio, não no volante e carroceria.
Neste caso em específico (e isso pode acontecer em muitos casos) a solução foi bem simples, como demonstrado no vídeo: trocou-se a coifa rasgada e obviamente restaurou-se a lubrificação adequada, com graxa, como mostra nosso mecânico de forma muito profissional.
Detalhe importante: como as trizetas não estavam danificadas, não foi necessário trocar as peças ou todo o semi-eixo, como sugerem alguns mecânicos, muitas vezes de má fé. Isso poderia elevar bastante o custo da manutenção.
Ao final do vídeo, 6m50s, Bulle mostra a tulipa devidamente lubrificada com graxa e cumpre a missão de deixar o Corolla pronto pra uso outra vez.