Sistema de arrefecimento: problemas mais comuns
Um motor de carro requer pressão de óleo adequada para evitar o atrito entre os componentes metálicos. No entanto, isso não seria possível se a bomba de óleo não existisse. Você sabe o que é e para que serve a bomba de óleo?
Uma boa manutenção hoje evita grandes avarias no futuro de um carro. Há momentos em que não damos importância ao fato de revisar determinados sistemas ou elementos do nosso veículo. No entanto, a sua supervisão regular é de vital importância para que o motor funcione bem e a condução seja o mais segura possível.
Um dos circuitos mais importantes é o sistema de arrefecimento do motor, que tem duas funções principais. Antes de tudo, ele é responsável por manter a temperatura ideal no motor para evitar o desgaste das peças e uma possível quebra. E, em segundo lugar, controla que os lubrificantes tenham uma temperatura ideal para que desempenhem suas funções sem perder suas características.
Avarias no sistema de refrigeração no motor de um carro
Como mencionamos, se houver uma falha no sistema de refrigeração, o motor sofreria as consequências, o que poderia levar a uma avaria muito cara. Por esta razão, o estado dos seus elementos e, sobretudo, do líquido de refrigeração devem ser verificados com frequência.
Se não fizermos isso, os problemas que podem aparecer podem variar desde o aumento do consumo de combustível do motor até o travamento do motor. Abaixo, apresentamos os problemas mais comuns no sistema de refrigeração de um motor de carro.
Perda de líquido refrigerante
Carros são como seres humanos: precisam ser hidratados para que todos os seus elementos funcionem corretamente. Essa hidratação ocorre, entre outros, por meio do líquido refrigerante, que é o principal responsável pela absorção de calor no motor do veículo. Desta forma, seu nível correto em seu tanque específico, localizado no capô do carro ao lado do motor, será vital para evitar o superaquecimento do motor. Além disso, também possui funções anticongelantes e até lubrificantes, limpando e protegendo as diversas partes do motor contra a corrosão.
Agora, o que acontece se nosso veículo está perdendo líquido refrigerante? As causas podem variar desde vazamentos externos, em algumas partes do sistema de refrigeração, até internos, causados por uma junta de cabeçote desgastada ou algum elemento queimado. Também pode ser que seu próprio tanque esteja vazando devido à deterioração e oxidação devido à umidade. Em todas as opções mencionadas, é melhor ir a uma oficina o mais rápido possível para evitar o superaquecimento do motor.
Superaquecimento do motor
O motor do seu veículo superaquece? Se sua resposta for sim, o estado do sistema de refrigeração e dos demais circuitos que compõem um carro devem ser verificados o quanto antes. As causas do superaquecimento podem variar desde a falta de líquido de arrefecimento até uma falha em uma das ventoinhas ou desgaste em algumas das tampas dos tanques e elementos que compõem o motor.
O superaquecimento também pode ser devido ao radiador estar sujo (poeira…) e entupido, a bomba de refrigeração não funcionar corretamente ou um vazamento.
O motor não aquece o suficiente
Se, por outro lado, o problema é que o motor não esquenta o suficiente para funcionar de maneira ideal, o problema pode estar no termostato, que tem um vazamento ou mau funcionamento, o ventilador, que pode ter sido pego funcionando sem parar, ou mesmo uma temperatura exterior muito baixa.
Como nas duas opções anteriores, o mais importante é detectar o problema a tempo e ir a uma oficina para que um profissional possa verificar o estado de todos os elementos do motor do seu carro.
Precisa de ajuda com o sistema de arrefecimento? Atendemos em 6 lojas no Rio de Janeiro: Méier, Ilha do Governador, 2 endereços em Campo Grande (Estrada das Capoeiras, 537 e Estrada do Cabuçu, 855), Santa Cruz e Jacarepaguá. Veja qual é a ABC Pneus mais próxima de você!