Sai fumaça dos freios do carro. Por quê isso acontece?

Sexta-feira, 19/08/2022

Se você estiver dirigindo e de repente começar a sentir o cheiro de algo queimando junto com uma leve névoa de fumaça saindo do carro, é provável que te assustes. E com razão. Ninguém está acostumado com isso. Pode haver várias razões pelas quais isso acontece, mas na maioria das vezes, os freios são os culpados. Se os freios estiverem fumegando, é melhor não dirigir até descobrir por que isso pode estar acontecendo.

Neste caso podemos orientá-lo a entender por que seus freios estão fumegando. Reunimos algumas das causas comuns e alguns sinais de alerta aos quais você deve prestar atenção se isso acontecer. Freios enfumaçados não são incomuns, sobretudo se o carro for novo. Em geral, esse problema pode ocorrer por alguns motivos relativamente fáceis de corrigir, como veremos a seguir.

Sai fumaça dos freios do carro. Por quê isso acontece? | ABC Pneus | Rio de Janeiro

Por quê pode sair fumaça dos freios do carro?

Pastilhas de freio presas: Os freios são expostos aos elementos da natureza (e às condições da pista), então é óbvio que sujeira, poeira de pastilhas e corrosão se acumularão com o tempo. A retenção de poeira nos suportes das pastilhas pode fazer com que as pastilhas grudem no disco. Quando isso acontece, os freios não podem retornar à sua posição normal e a roda não gira livremente. A fricção constante gera uma grande quantidade de calor - desnecessário - que muitas vezes resulta em mau cheiro e às vezes fumaça.

Pinça de freio (ou sapatas) travada: Se a pinça estiver travada, significa que o pistão não pode funcionar e a pastilha de freio está pressionada contra o disco. Simplificando, os freios são constantemente aplicados enquanto você dirige, mesmo que você não os esteja usando. Semelhante a pastilhas de freio presas, o atrito constante causa temperaturas excepcionalmente altas, provavelmente resultando em cheiro de queimado e fumaça. Os discos de freio podem atingir 200°C de temperatura, mas podem ultrapassar 500°C nesses casos.

Cilindro (apenas em freio a tambor): Esta peça é uma parte importante de um freio a tambor. Se o cilindro emperrar, significa que ele está continuamente empurrando as sapatilhas contra o interior do tambor. Um cilindro de freio travado terá o mesmo efeito que um pistão preso, o que significa que você dirige com os freios "engatados" mesmo quando não os usa. Ao contrário dos freios a disco, você não pode vê-lo porque o cilindro está no revestimento interno do tambor. Se você suspeitar que pode estar causando fumaça nos freios, vá ao mecânico.

Quais são os sinais de advertência?

Além de sentir cheiro ou ver fumaça, a descoloração nas rodas é outro indício de que há um problema com os freios. Procure uma mancha (semelhante à ferrugem) na roda de liga leve ou no aro. A cor enferrujada é resultado da poeira do freio a disco, que queimou no aro devido ao calor excessivo.

Não há uma maneira real de evitar essa aglomeração de poeira quando seus freios estão expostos, mas você pode evitar que isso se torne um problema. Durante a revisão anual do seu carro, é recomendado que você faça uma “limpeza de freio”. Este conselho deve ser dado a você pelo seu mecânico favorito quando você leva o carro para a oficina. Quando você o tira para dar uma volta, se notar que a roda está se arrastando ou não girando livremente, algo está errado. Embora uma limpeza de freio possa não parecer crucial no momento, ela pode evitar a fumaça do freio no futuro.

Os freios do carro podem "pegar fogo"?

O subconsciente sempre nos disse que onde há fumaça, há fogo. Aplicando isso à discussão da fumaça dos freios, pode-se supor que, se os freios ficarem quentes o suficiente, eles também devem pegar fogo. Essa suposição estaria correta. Os freios podem pegar fogo por vários motivos. Pode ser devido a manutenção inadequada do carro ou condução sem muito cuidado com os freios. Razões como o pé preso no pedal do freio e acionar os freios com muita regularidade.

A razão está no fato de que o atrito causado entre as pastilhas, as pinças e os discos é um processo contínuo. Eventualmente, esse calor não tem para onde ir e pega fogo. Em alguns casos, as peças que compõem o sistema de freios já não se encaixam bem. As peças não estão posicionadas corretamente, não se associam bem umas às outras ou simplesmente estão desgastadas pelo uso. Além disso, quando a pressão é exercida incorretamente nas peças, essa pressão pode causar faíscas que levam a um incêndio.

Conclusão

Cuide de seus freios. Todo proprietário de carro deve perceber que os freios são uma das partes mais importantes do veículo. Você não pode dirigir sem eles. Você deve ficar atento aos cuidados que eles precisam. Se você suspeitar que há algo errado com seus freios, como fumaça, chiado ou vibrações, não hesite em parar na oficina. Embora seja preciso ter cuidado com tudo, no caso do sistema de frenagem do carro, é realmente melhor prevenir do que remediar.

Mantenha os freios do seu carro em perfeitas condições. Agende uma revisão em uma de nossas lojas, onde uma equipe de profissionais altamente qualificados irá ajudá-lo a dar o melhor cuidado ao seu carro. Esperamos por você!

Quero um orçamento