Qual é a melhor marca de óleo de motor?

Sexta-feira, 17/09/2021

Ter todas as peças do motor bem lubrificadas ajuda a prevenir o desgaste, diminui o risco de futuras avarias e garante o seu bom funcionamento.

Antes de responder qual é a melhor marca de óleo de motor, é de bom tom que você entenda qual a função do óleo do motor, o momento correto para fazer a troca desse óleo, qual o óleo mais adequado para seu carro e por fim as melhores marcas, segundo um levantamento baseado em pesquisas em sites especializados.

A função do óleo

O óleo do motor auxilia na estabilidade da temperatura do veículo e é responsável pela lubrificação das peças que se atritam durante o funcionamento do mesmo, como os pistões, cilindros virabrequins e casquilhos. Ele também mantém a limpeza dos componentes que compõem o motor, evitando a formação de depósitos nocivos de resíduos.

Quando o óleo deixa de cumprir sua função, sobretudo a de lubrificar e diminuir o atrito entre os componentes de metal que atuam no motor, a vida útil deste diminui e as chances de ele precisará de uma retifica aumentam considerávelmente.

Qual a melhor marca de óleo de motor? | ABC Pneus | Rio de Janeiro

Para ilustrar a importância da manutenção correta do óleo do motor, vamos fazer um exercício de imaginação. Imagina que você está comprando um carro usado e está na dúvida entre duas opções. É natural você se preocupar com a quilometragem e ano de fabricação. Claro, são indicativos importantes que ajudam a avaliar de uma forma geral o automóvel. E por esse motivo você está mais inclinado a comprar o CARRO A do que o CARRO B, este último mais rodado e um pouco mais antigo. Entretanto, você tem poderes mágicos para descobrir se os antigos donos dos carros fizeram as trocas de óleo e filtro nos prazos corretos. E você descobre que o dono do CARRO B, mais antigo e mais rodado, era extremamente correto com os prazos, enquanto que o dono do CARRO A era muito relaxado, deixava passar meses ou até mesmo muitos quilômetros para trocar o óleo do carro... as vezes esquecia, deixava o nível baixar muito e trocava o filtro do óleo vez sim, vez não. De posse dessa informação. Qual carro você levaria? Pode estar seguro que é o CARRO B. As chances deste carro apresentar um problema no motor é bem menor, por conta da manutenção correta! Retificar o motor é uma manutenção caríssima, tornando o negócio inviável.

Quando trocar o óleo do carro?

Não existe uma resposta correta para esta pergunta. O momento certo pode variar de carro para carro, tipo de óleo, quilometragem do motor, tipo de uso do carro, e etc.

Geralmente faz-se uma revisão aos 5.000 km rodados ou 6 meses de uso. Mas depende muito do tipo de óleo e modelo do veículo.

Se o veículo for utilizado em condições severas, por exemplo, a troca do óleo de motor deverá ser efetuada com maior frequência do que a recomendada no manual do seu carro.

Consideram-se condições severas:

  • Percursos curtos, nos quais o motor não chega a atingir a temperatura normal de funcionamento;
  • Utilização frequente em percursos de muita poeira ou regiões montanhosas;
  • Utilização frequente com sobrecarga, por exemplo, reboque;
  • Utilização frequente em tráfego urbano pesado;

O importante é estar sempre atento ao nível do óleo. Geralmente, no momento da troca, o profissional cola no parabrisas uma etiqueta que indica a quilometragem ou data para próxima troca. Entretanto, mesmo que estas marcas estejam distantes, é sempre bom verificar o nível. De preferência a cada duas semanas. Isso permite que você detectar problemas ainda no inicio, o que torna as manutenções bem mais baratas do que as exigidas quando são detectados danos mais avançados.

Esclareça suas dúvidas sobre a troca de óleo

Como verificar o nível do óleo do motor?

Primeiro de tudo: o carro deve estar em terreno plano. Caso contrário a medida não será real. O carro deve estar em temperatura de trabalho e desligado, com freio de estacionamento acionado e com a primeira marcha engatada. Aguarde 15 minutos, retire a vareta. Limpe-a com um pano limpo (que não solte pelos, para não sujar o óleo), insira novamente, espere alguns segundos e veja onde está a medição.

Se o lubrificante estiver abaixo do mínimo da vareta, o motor pode ser prejudicado por falta de lubrificação. Se estiver acima do máximo da vareta, a pressão dentro do cárter irá aumentar, podendo ocorrer vazamento e até ruptura de bielas. Isto, além do excesso ser queimado na câmara de combustão, sujando as velas e as válvulas, e danificando também o catalisador no sistema de descarga do veículo.


troca de óleo Rio de Janeiro | ABC Pneus

Qual o óleo mais adequado para meu carro?

A resposta está no Manual do Proprietário. Ali estão as especificações do lubrificante ideal para o motor do seu carro. Anote em um papel ou tire uma foto com seu celular da página, para não esquecer ou informar errado ao profissional que irá realizar a troca. Caso você não tenha o manual, busque a informação na Internet.

Algumas siglas

Ao observar a embalagem da maiorida dos óleos mais conhecidos no Brasil (abaixo falaremos sobre as marcas), notará que estas embalagens sempre trazem algumas siglas. Vamos à elas:

SAE (Society of Automotive Engineers): é uma associação global relacionada a indústrias como a aeroespacial, automotiva e veículos comerciais. Ele instrui e desenvolve padrões de consenso voluntários.

ACEA (Associação dos Fabricantes Europeus de Automóveis): defende os interesses, políticas e posições comuns da indústria automotiva européia. Avalia e estabelece padrões de qualidade.

API (American Petroleum Institute): é uma organização técnica comercial responsável por representar os fabricantes de produtos petrolíferos nos Estados Unidos. Ele desenvolve testes que analisam o uso de motores.

Agora que já sabemos um pouco mais sobre a função do óleo do motor e os cuidados que devemos ter com ele...

Qual é a melhor marca de óleo de motor?

Também é uma pergunta que não tem resposta certa. Principalmente por que temos uma grande variedade de marcas e tipos de óleo e essas variedades atende a outra variedade de modelos de automóveis. Por isso seria muito confuso dizer qual a melhor.

Entretanto, preparamos uma lista com algumas marcas que seguem padrões internacionais e que são bastante consolidadas no mercado brasileiro. Então, se você verificar sempre o óleo do motor, utilizar o óleo correto, e escolher uma das marcas abaixo, não tem como errar.

Uma última informação antes de falar de marcas: a qualidade é o fator que mais influencia se o seu óleo dará o melhor desempenho e cuidado para o motor do seu carro. Então, é imprescindível que o óleo que você está comprando tenha a estrela API/ILSAC ou donut APAI. Se tiver algum destes selos significa que o óleo que você está comprando passou por diferentes testes e portanto sua qualidade está certificada.

Abaixo as mais conceituadas marcas do mercado brasileiro:

Lubrax: É um dos lubrificantes líderes de mercado, com tecnologia brasileira. A linha automotiva da BR Distribuidora foi eleita uma das principais escolhas dos consumidores na sua categoria, em 2019, de acordo com a revista Quatro Rodas.

Reconhecida quatro vezes consecutivas pelo Top Of Mind, parceira da Stock Car e da Mitsubishi e pertencente à Petrobras, a marca está no mercado desde a década de 50. A fábrica da Lubrax está localizada em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, é considerada a maior planta industrial do gênero na América Latina, de onde é produzida a linha completa da marca, composta por mais 130 famílias de produtos, para aplicações automotivas, industriais, marítimas e ferroviárias.

Castrol: Há mais de 100 anos no mercado, a marca apresenta engenhosos lubrificantes e fornece óleos e fluidos de que a maioria dos motores precisam, para todo tipo de motorista, motociclista e setores automotivo e industrial. A Castrol é uma das fabricantes de óleo que mais investe em marketing, além disso é uma das maiores fabricantes de óleo do mundo. Tem uma abordagem pioneira, tratando de impulsionar a sustentabilidade e a redução de emissões de carbono para melhorar seus produtos, essa marca desenvolve tecnologias elétricas, híbridas, turbinas eólicas e robôs nas suas linhas de produção.

Shell: É uma empresa multinacional petrolífera anglo-holandesa, pioneira no mercado internacional. Conhecida e apreciada em todo o país, a empresa conta com vários produtos em seu catálogo voltados para os mais diversos tipos de veículos. Alguns de sus lubrificantes possuem a tecnologia de óleo feito de gás natural presente em alguns produtos de sua linha(Shell Helix). A Shell atua há mais de 120 anos no mercado mundial. Segundo a pesquisa Competitive Intelligence for the Global Lubricants Industry, da Kline & Company, é a maior fornecedora global de lubrificantes.

Petronas: Quem acompanha a Fórmula 1 atual está cansado de ver esta marca estampada na Mercedez de Lewis Hamilton, hepta campeão mundial na categoria. A Petronas está na lista da Fortune como uma das 100 maiores empresas do mundo! Originária da Malásia, a empresa preza por qualidade, saúde, segurança e sustentabilidade. Fundada em 1910, seus produtos visam ao atendimento de demandas de caminhões da marca Fiat, expandindo rapidamente seu portfólio para diversos modelos e fabricantes.

Ipiranga: A marca brasileira é referência em combustíveis e também fabrica e comercializa lubrificantes, assim como aditivos de mesma qualidade. É uma das principais marcas do setor no Brasil. Possui produtos para carros, motos, caminhões, máquinas agrícolas e industriais, além de ônibus e Fórmula 1. A empresa promete ter o óleo certo para todo tipo de veículo.

Texaco / Havoline: Texas Company Petroleum, ou Texaco, é uma grande empresa do ramo petrolífero. Fundada nos EUA em 1901 e opera no Brasil desde Setembro de 1915, antes mesmo da chegada da indústria automobilística no Brasil. A Texaco promete cuidar da performance, economia de combustível e durabilidade do motor dos carros por meio da utilização de lubrificantes de qualidade. A empresa conta com o projeto Lubewatch, que consiste em identificar problemas do motor em fase inicial de uma maneira prática e confiável. Por intermédio da análise de óleos usados, auxilia na otimização da vida útil das peças.

Mobil: Popular em mecânicas e centros estéticos e automotivos, a Mobil produz, comercializa e distribui lubrificantes e graxas para os segmentos automobilístico comum, agrícola, aéreo, naval e industrial, proporcionando produtividade, eficiência e alta performance. A Mobil faz parte do Grupo Cosan, com origem brasileira e atuação internacional, sendo uma das maiores empresas do ramo na América do Sul.

Motul: A Motul é uma empresa produtora de lubrificantes para automóveis e motores com sede em Aubervilliers, na França. Fundada em 1853 em Nova Iorque com o nome de Swan & Finch, produzindo lubrificantes de alta qualidade. Em 1971 produziu o primeiro óleo de motor totalmente sintético. Geralmente os lubrificantes da Motul são mais caros.

Elf: Com produtos fabricados pelo grupo TotalEnergies, a petrolífera francesa atua há mais de 45 anos e distribui seus materiais em mais de 130 países. A empresa tem entre seus valores o compromisso com o meio ambiente, visando a uma energia de menos custos, mais qualidade, segurança e acessível às pessoas.

Está precisando de alguma ajuda com o óleo do motor do seu carro? Entre em contato e fale com um de nossos especialistas e marque uma revisão. Procure uma de nossas 6 lojas espalhadas pelo Rio de Janeiro! Aproveite nossa promoção!
Quero um orçamento