Qual a melhor marca de mola automotiva?
O sistema de suspensão veicular é basicamente composto por amortecedores, bandejas, barra estabilizadora e molas.
Esse sistema é responsável por garantir que as rodas estejam em contato com o chão. Promove estabilidade nas curvas, absorve os impactos ao passar por buracos e saliências, transmitindo conforto para motorista e passageiros.
Basta apenas um componente desse sistema não funcionar bem para comprometer o funcionamento de todo o sistema, o que gera insegurança ao dirigir, desconforto e pode também diminuir a vida útil de outros componentes.
Na matéria abaixo vamos falar especificamente das molas automotivas, dar algumas dicas importantes ligadas à manutenção deste componente e uma lista com as melhores marcas de mola automotiva do mercado.
O que são as molas?
As molas são um item de extrema importância para o funcionamento do sistema de suspensão do veículo. Essas peças mantém o carro na altura ideal e absorve os impactos recebidos pelas rodas do carro. As molas se contraem ou esticam de acordo com o movimento do veículo. Quando passa pela lombada, por exemplo, ela contrai. Quando passa por um buraco, ela estica. Esse movimento garante que, nos dois casos, as rodas continuem em contato com o solo e muito importante, aliviam a pressão sofrida pela suspensão nesse processo, sobretudo pelos amortecedores.
Vale lembrar que as molas também sustentam o peso do carro quando este está parado, assim como sustenta o peso de seus ocupantes e de eventuais cargas.
Como identificamos problemas nas molas?
Identificar problema nas molas não é das tarefas mais complicadas. O sintomas são facilmente percebidos e basta estar atento para perceber os sinais. Abaixo algumas situações que podem indicar problemas nas molas:
- O carro fica mais baixo;
- Perda de estabilidade;
- Balanço mais acentuado ao acelerar e frear;
- Ruídos, batidas e trepidações
- Batente apresenta sinais de desgaste ou estão danificadas
- Ferrugem nas molas
- A mola pode estar trincada
- Desgaste anormal e excessivo dos pneus
- Batida seca ou impacto forte ao passar por uma lombada ou outro desnível considerável
Quando trocar as molas do carro?
Quando o carro apresentar uma ou mais das características acima, isso indica que a troca é necessária. Claro, ao perceber qualquer anormalidade um autocenter deve ser procurado e uma avaliação deve ser feita, pois, sem sempre o problema pode ser a mola. Às vezes, por exemplo, o carro dá uma batida seca ao passar por uma irregularidade e o problema pode estar nos coxins ou em alguma bucha. Aconselhamos também a fazer a revisão do sistema de suspensão a cada 10.000 km rodados. Isso garante que problemas sejam detectados antecipadamente, o que evita o desgaste prematuro de outras peças e torna a manutenção mais barata.
Uma dúvida muito constante entre os motoristas é sobre o tempo que duram as molas e se há um prazo certo para trocá-las. Não existe uma regra. A durabilidade desse componente depende da qualidade, do tipo de condução e uso do veículo e também do tipo de mola usada no veículo. Algumas molas podem agüentar perfeitamente até 100 mil quilômetros. O mais importante é ter bom senso e caso sinta algum sintoma anormal, buscar ajuda em autocenter especializado.
Melhor marca de mola automotiva
Seria injusto apontar apenas uma marca como a melhor. O mercado apresenta um grande número de marcas, umas muito boas, outras com preços e qualidade bastante duvidosas. Recomendamos sempre recorrer às marcas mais consagradas e conhecidas. As chances de ter problema com equipamentos de qualidade são menores. Abaixo as melhores marcas de molas automotivas disponíveis no mercado nacional:
- Cofap
- Fabrini
- Makata
- Hoesch
- Aliperti
Bônus: como passar no quebra-molas (lombada) corretamente
Muitos motoristas cometem o erro de passar pelas lombadas na diagonal, ou se aproveitam da ausência da calçada e passam com apenas uma roda. Essa é uma péssima prática. Ao fazer isso, você está sobrecarregando o lado da suspensão que está sendo tensionado, ao invés de dividir o peso por todo o sistema. Ademais, ao passar com o carro na diagonal, ocorrerá uma torção na estrutura do automóvel. É como se o carro estivesse sendo torcido, colocando carga no sistema de soldagem.
De forma resumida, a melhor forma de passar por uma lombada é: