Prevenção de desgaste na suspensão do carro
Todo carro atual tem fundamentalmente um sistema de suspensão. Responsável por minimizar os impactos do veículo com o asfalto, a suspensão também traz conforto para motorista e passageiros.
Além disso, ajuda na segurança e dirigibilidade do veículo. Por isso, problemas na suspensão podem prejudicar grandemente o funcionamento de todo o carro. O ideal, contudo, não é apenas remediar. Uma manutenção visando a prevenção de desgastes das peças da suspensão deve ser realizada periodicamente. É sobre o que falaremos a seguir.
Cuidados principais
Há alguns cuidados essenciais que ajudam na prevenção de desgastes na suspensão. A substituição de peças e inspeção periódica, o alinhamento das rodas e acompanhamento do desgaste devem ser realizados constantemente. Saiba mais sobre cada um deles.
Peças desgastadas
Notou algum sinal de problema na suspensão? Então, verifique se as peças estão desgastadas. Pois a segurança e o conforto dos ocupantes pode estar em risco. Isso sem falar que uma peça desgastada pode causar danos a outras peças também e a todo o sistema. Portanto, não vale a pena esperar um maior desgaste para a substituição. Troque imediatamente a peça desgastada e evite mais problemas.
Alinhamento das rodas
Você sabia que a falta de alinhamento não causa problemas só para os pneus? Todo o sistema de suspensão fica prejudicado quando o alinhamento não está correto. Caso as rodas estejam desalinhadas, a suspensão passa a fazer ainda mais esforço para agir. Assim, todo o sistema também corre risco de danos.
Inspeção periódica
Naturalmente, as peças do sistema de suspensão sofrem um desgaste natural pelo uso. Assim, não é só quando tiver uma falha que você deve verificar. É importante que você entenda também que nem sempre vai conseguir perceber sozinho os sinais de desgaste das peças. Portanto, é necessário realizar uma inspeção periódica de todo o sistema de suspensão. Quanto mais frequente for, menor serão as chances de problemas.
Cuidados cotidianos
Há alguns cuidados que o motorista pode ter no dia-a-dia da direção para evitar danificar as peças da suspensão. Agindo desta forma, poderá aumentar a vida útil dos componentes e de todo o sistema:
- Não passe em alta velocidade em buracos e quebra-molas;
- Coloque no seu veículo apenas o máximo de peso indicado pelo fabricante;
- Se for necessário carregar um peso maior que o habitual, concentre a maior quantidade na região central do chassi;
- Evite subir com o carro em meio-fio ou calçada altas;
- Sempre que possível, prefira passar por vias asfaltadas;
- Atente-se a barulhos que o carro possa fazer ao passar por lombadas;
- Procure não passar por locais alagados para evitar excesso de lubrificação da suspensão;
- Faça alinhamento e balanceamento a cada 10 mil km rodados;
- Calibre os pneus periodicamente, mas tenha cuidado para não ultrapassar a pressão recomendada, que pode prejudicar a suspensão;
- Siga as recomendações de segurança e boas práticas de direção.