Potência e Torque. Qual a diferença?
Sempre que olhamos para as especificações de um veículo, olhamos principalmente para duas figuras principais: potência e torque. Mas o que significa cada um desses termos? Um é mais importante que o outro?
Embora a decisão de compra dependa de muitos outros fatores, a potência e o torque nos permitirão desfrutar de uma condução de acordo com nosso estilo e necessidades. A seguir, explicamos o significado desses termos e suas diferenças.
O que é a potência de um veículo?
Geralmente nesta parte do continente, a potência dos motores é medida em cavalos de potência. No entanto, em outras partes do mundo, a potência pode ser medida em cavalos (hp) ou também em quilowatts (kW).
A verdade é que a potência é o que calcula objetivamente o trabalho mecânico realizado por um motor de combustão interna.
Dito isto, de forma mais geral, o poder mede quanto tempo leva para fazer um determinado trabalho; ou seja, se for feito rápido, é muita potência. Enquanto isso, se for feito devagar é de baixa potência.
Se transferirmos o conceito anterior para um motor, a potência é o que nos dá velocidade, portanto, o que nos dá aceleração.
Agora, a potência está associada ao torque? Primeiro vamos descobrir o que é torque e já teremos a resposta.
O que é o torque?
Torque, geralmente é expresso em Newton-metros (Nm), embora em alguns casos o torque também seja expresso em Quilogramas-metros (Kg.m.).
Torque é a força que deve ser aplicada a um eixo que gira sobre si mesmo a uma determinada velocidade. Para entender melhor a representação do torque, o exemplo da porca e da chave inglesa é frequentemente utilizado.
Podemos girar uma porca com a mão, mas chegará um momento em que não teremos força suficiente para continuar fazendo isso. No entanto, com a ajuda de uma chave inglesa, podemos continuar a ajustar essa porca até certo ponto. Quanto maior a chave, mais força podemos exercer na porca.
Se transferirmos este exemplo para um motor, teremos essa força quando o pistão desce no cilindro. Nesse momento, exerce uma grande força na biela, a mesma que está presa ao virabrequim, mas a uma certa distância, fator que gera torque.
Agora, o torque do motor pode ser manipulado através da caixa de câmbio. Esta explicação é bastante simples: se uma pequena engrenagem produz a rotação de uma maior, o torque será maior, embora percamos velocidade. Por outro lado, se ambas as engrenagens tiverem o mesmo diâmetro, o torque será menor, mas a velocidade de rotação será maior.
Assim, quanto maior o torque, mais peso o veículo pode mover.
Por quê confundimos "Potência" e "Torque"?
Porque eles sempre andam juntos. Muitas vezes ficamos confusos e pensamos que quando aceleramos totalmente e nos agarramos ao assento estamos sentindo a potência, quando na realidade o que percebemos é o torque.
A potência é o resultado da multiplicação do torque do motor pelo número de rotações. Em conclusão, o torque determina as acelerações e recuperações, enquanto a potência seria a velocidade máxima que um veículo pode atingir.