Por que um carro pode desacelerar e acelerar sem motivo aparente?
Se as rotações do carro não estiverem instáveis e você perceber que ele "perde potência", pode ser devido a um problema na válvula IAC.
Por que um carro pode desacelerar e acelerar sozinho ? A perda de aceleração do carro pode ocorrer por diversos motivos, mas hoje queremos falar sobre os mais comuns. Quando um carro acelera ou desacelera sem motivo aparente, geralmente é devido a problemas de marcha lenta.
Como você sabe, marcha lenta é a velocidade mínima de rotações por minuto (giros ou voltas por minuto) à qual um motor de combustão interna se ajusta para permanecer em operação estável sem a necessidade de acionar um mecanismo de aceleração ou ingestão de combustível. Quando a marcha lenta está instável, o motorista percebe que o carro está desacelerando ou acelerando sem sentido.
Se um carro desacelera sozinho, geralmente é porque não controla bem as rotações do motor. Portanto, a mecânica acelera ou desacelera sem motivo aparente; E não só isso. Em alguns casos, também permanece acelerado ou apaga, a menos que pisemos no acelerador.
O que é a válvula IAC e como ela funciona?
Para que a marcha lenta fique estável, geralmente existe uma peça (conhecida como IAC ou válvula de marcha lenta) que se encarrega de controlar o ar de admissão . O IAC é controlado pela ECU, que regula a quantidade de fluxo de ar no corpo do acelerador para atingir a velocidade de marcha lenta. Se o seu carro abrandar, pode ser devido a um problema com esta válvula.
A operação da válvula IAC é muito simples. Em baixas temperaturas, a ECU envia um sinal ao IAC para permitir que um maior fluxo de ar passe pelas câmaras de combustão do motor . Isso permite que a marcha lenta seja elevada para cerca de 1.200 rpm , em vez das 800 ou 900 rpm em que um motor em marcha lenta costuma girar, elevando rapidamente sua temperatura.
Por que ele quebra e quais são os sintomas de um IAC ruim?
Como qualquer outro componente do motor de um carro, a válvula IAC está sujeita a um trabalho contínuo, que gera desgaste e pode acabar levando à quebra por sujeira ou obstrução.
Existe muita variação de preço em se tratando da válvula de marcha lenta. Aconselhamos sempre fazer uma pesquisa pois as diferenças podem ser muito grandes de um estabelecimento para outro.
Os sintomas específicos de falha desta válvula são:
- Marcha lenta instável : quando a válvula está em mau estado, uma de suas consequências mais frequentes é que o motor fique com uma marcha lenta instável, tendendo a desligar. Isso pode ocorrer porque o IAC está entupido ou sujo, ficando na posição fechada, o que faz com que a quantidade de ar que chega ao motor seja baixa, chegando a morrer em marcha lenta. Também pode ocorrer em movimento e nas transições entre marcha e marcha.
- Vibrações – As vibrações são outra consequência direta de uma falha na válvula IAC afetando o fluxo de ar em marcha lenta ou em funcionamento, causando alternância no fluxo de ar para o motor e conseqüentemente comportamento mecânico errático, gerando até vibrações desagradáveis que vazam para o compartimento de passageiros do carro.
- Oscilação em revoluções : Pode ocorrer o caso contrário ao primeiro ponto. Se a válvula IAC estiver entupida ou defeituosa e ficar na posição aberta, o fluxo de ar para as câmaras de combustão será excessivo, o que obrigará a ECU a injetar mais combustível para equilibrar a mistura e aumentar a rotação para realizar a combustão. . Isso significa maior desgaste do motor e alto consumo de combustível.
Como resolver o problema de o carro desacelerar e acelerar sem motivo aparente?
O melhor a fazer sempre, caso o motor do seu carro acelere e desacelere descontroladamente e sem motivo aparente, é dirigir-se a uma oficina onde um profissional qualificado poderá verificar o veículo, fazer um diagnóstico e reparar a possível avaria.
Mesmo assim, se você tem algumas noções de mecânica e prefere tentar resolver esse problema causado pela válvula IAC, aqui vão algumas soluções possíveis nesse caso para a desaceleração do carro:
- Problemas de sujeira : Se o problema estiver relacionado à sujeira na válvula de marcha lenta, você pode removê-la e limpá-la antes de montá-la novamente.
- Problemas de desmontagem : Em caso de problema mecânico, a peça deve ser desmontada para limpeza, remontada e aplicada um pouco de óleo lubrificante antes de reinstalar o componente no veículo.
- Problemas por curto ou isolamento na bobina: o mais recomendável neste caso é substituir a válvula por uma nova.
Não despreze a possibilidade de que o problema do motor acelerar e desacelerar sem motivo aparente seja devido a uma falha no sensor que indica a posição do acelerador.
Se este componente não estiver em bom estado e não conseguir detectar corretamente a posição do pedal do acelerador, enviará informações erradas à central do carro, alterando o comportamento da marcha lenta.
Caso a falha esteja localizada no sensor de posição do pedal do acelerador, é melhor substituir esta peça.