Por que o óleo sintético melhora o rendimento de combustível do seu carro
Os óleos de motor sintéticos oferecem melhor fluidez quando frios, o que ajuda a melhorar a economia de combustível.
A gasolina continua a ter um preço alto e fazê-la render o melhor possível é uma prioridade para quase todos os motoristas. É por isso que todos os dias as pessoas procuram dicas e conselhos sobre como economizar gasolina. Entender quais são os diferentes tipos de óleo de motor e por que o sintético melhora a economia de combustível. Essa pode ser uma ótima informação a ser considerada.
Além dos serviços de manutenção e bons hábitos de direção, o óleo sintético também ajuda a melhorar a economia de combustível do seu carro. Entenda.
Por que o óleo sintético melhora o rendimento do combustível do carro
O óleo sintético permite menor viscosidade sem comprometer a proteção contra desgaste e melhor fluxo a frio, o que melhora a economia de combustível.
A redução da viscosidade aumenta a economia de combustível. Quanto menor a viscosidade do óleo, definida como sua resistência ao fluxo, mais facilmente ele flui. Óleos de baixa viscosidade são mais fáceis de bombear através do motor e oferecem menos resistência às peças móveis do motor, aumentando a economia de combustível.
Como não contêm ceras, inerentes aos óleos convencionais, eles não engrossam tanto quando o veículo fica parado durante a noite. De manhã, quando você liga o veículo e vai embora, o óleo do motor, o fluido da transmissão e o lubrificante de engrenagens não exigem tanto esforço para se locomover.
Isso resulta em menos desperdício de energia e melhor economia de combustível.
Claro que no verão brasileiro não temos problema com frio. A título de informação, saiba que a temperatura operaconal normal de um veículo pode chegar a aproximadamente 112º C. Qualquer coisa abaixo disso é considerado frio para seu motor.
Mas, quando esfria muito, é fato que o fluxo frio do óleo sintético pode sim ajudar a melhorar a economia de combustível.
Em resumo, qualquer aumento de atrito ou de temperatura durante o funcionamento de um motor resulta em perda de eficiência. É necessário injetar mais combustível para se obter o mesmo resultado em potência. Então, quanto menos viscoso (ou mais “fino”) o óleo do motor, menor será o atrito e mais fácil será o deslizamento das partes móveis.
Mas muita atenção! Sempre iremos repetir isso aqui no blog: confira sempre no Manual do Proprietário a especificação sugerida pela montadora do seu veículo. É a atitude mais sensata e inteligente.
Saiba mais sobre Troca de Óleo:
Esclareça suas dúvidas sobre a troca de óleoQual é a melhor marca de óleo de motor?
Para onde vai o óleo do motor se não há fumaça?