Por que cai água do ar-condicionado dentro do carro?
Se você notar que o piso do interior do carro está molhado toda vez que usa o ar-condicionado, leia este artigo. Por que cai água do ar-condicionado dentro do carro e como resolver isso.
Um dos equipamentos de conforto mais importantes de um carro é o ar-condicionado ou climatizador automático. E por ser um item vital para passar bem dentro de um veículo, é primordial mantê-lo em boas condições. Hoje nós vamos te explicar por que cai água do ar-condicionado dentro do carro e como resolver isso.
Com certeza você já teve o ar-condicionado ligado, estacionou, saiu e quando retornou, percebeu que havia água abaixo da carroceria. Talvez você ficou alarmado, pensando que era líquido refrigerante, mas verificou que aquele líquido não tinha cheiro nem cor.
Trata-se da condensação da água na parte exterior das tubulações do ar-condicionado, que acaba caindo no piso em gotas e que podem formar uma boa poça depois de um tempo longo.
Mas este artigo não trata desse assunto, pois isso não é um problema, e sim tudo o contrário: é algo totalmente normal e você não deveria se alarmar por isso.
Agora, quando cai água do ar-condicionado dentro do carro não é nada normal e claramente não deveria acontecer. Para ser mais específicos, aquele vazamento acontece, na maioria das vezes, na área das poltronas dianteiras.
Por que cai água do ar-condicionado dentro do carro?
Talvez você levou o carro para verificar se a vedação de portas e janelas estavam com vazamentos por causa da água da chuva, e não encontrou nada. Claro, é que a água dentro do carro vem do ar-condicionado, mais precisamente do sistema de drenagem.
Quando o duto de drenagem do ar-condicionado do carro está bloqueado, o que acontecerá é que a água não consegue sair e se acumula, molhando o interior do seu veículo, mais comumente do lado do passageiro.
Os ralos, geralmente localizados nos arcos das rodas, podem ficar entupidos por sujeira de todos os tipos: poeira, areia, grama, lama. Por isso, é importante que essa área seja inspecionada pelo menos uma vez ao ano para evitar o acúmulo de resíduos que tapem o desague. Principalmente se você tem o hábito de andar por vários tipos de estradas, sobretudo vias não pavimentadas.
Você pode levar o carro para desobstruir o sistema de drenagem ou fazê-lo você mesmo em casa. Basta encontrar onde estão as saídas e usar uma haste bem longa para inseri-la dentro. Se tiver sucesso, você verá como de repente começará a pingar e liberar toda a água acumulada.
Vale ressaltar que esse vazamento pode ocorrer em veículos que possuem ar condicionado, ou climatização automática. A diferença entre um e outro é que com o ar condicionado você pode definir uma temperatura específica (por exemplo, 22ºC). O sistema tentará atingir esse número e mantê-lo constante.
Enquanto isso, o ar-condicionado permite que o ambiente seja resfriado sem definir uma determinada temperatura. Ele só é ajustado dentro de uma faixa de intensidade de frio.
Mas você pode ter um carro com teto panorâmico, item que também possui sistema de drenagem e, por isso, pode estar entupido. Localizá-lo é um pouco mais complexo, por isso você deve levá-lo a um especialista.
Como sercar o piso úmido de um carro?
Uma vez que um dos problemas foi encontrado e resolvido, resta agora resolver outro: secar o piso molhado que o vazamento deixou. Faça o seguinte:
- Passe uma esponja ou panos para deixar os tapetes o mais secos possível.
- Estacione o carro sob o sol, abra as portas e abra as janelas para deixar o sol entrar e ventilar. Se você tem um daqueles ventiladores de pé, não custa nada usar.
- Com um aspirador de pó, retire toda a umidade do carpete. Tenha em mente que deve ser um aspirador muito potente. Uma dica que ajuda é o bicarbonato de sódio. Despeje um pouco mesmo em cantos de difícil acesso (onde pode se formar mofo) e deixe agir no carpete. Duas horas depois, aspire novamente para remover o bicarbonato restante.
Dicar de manutenção para o ar-condicionado
Depois de analisar porque cai água do ar-condicionado dentro do carro, achamos bom relembrar uma série de bons hábitos para manter o sistema em ótimo estado, sempre:
- Ligue o carro e rode um pouco com as janelas abertas para deixar o ar quente sair. Em seguida, feche as janelas e ligue o ar-condicionado.
- Para forçar menos o sistema de ar-condicionado e aumentar sua vida útil, evite usar o ar-condicionado com os vidros abertos (com exceção da situação acima).
- Se você não precisa de uma temperatura muito abaixo do que a temperatura ambiente, não use o ar-condicionado. Basta abrir as janelas e deixar que o ar circule para que o interior do veículo refresque naturalmente.
- O bom cuidado do sistema de ar-condicionado do carro envolve a verificação do mesmo a cada início da temporada de verão.
- Para otimizar o uso do ar-condicionado do veículo, verifique se há rasgos ou rachaduras nas vedações das portas e janelas.
- O ar-condicionado do seu carro funcionará melhor se você remover todos os detritos sob o para-brisa, como folhas que caem das árvores. Isso libera a entrada do ar externo.
- Regule a temperatura da climatização automática do automóvel entre 22ºC e 24ºC. Está provado que esta é a temperatura ideal para os ocupantes.
- Para cuidar do sistema de ar condicionado do seu carro, ligue-o pelo menos uma vez por semana, mesmo no inverno. Isso fará o óleo do compressor circular por pelo menos alguns minutos e manterá o sistema sempre lubrificado. Caso contrário, o compressor falhará e o sistema começará a funcionar mal.
Agora você sabe por que cai água do ar condicionado dentro do carro e, como viu, não é um problema difícil de resolver. Se você quiser saber mais dicas para manter seu carro, entre em nossa seção Dicas.