Para que servem as marcas vermelhas no velocímetro?
Todos os veículos incorporam uma série de elementos que são projetados para cumprir uma função, mas são tão desconhecidos que passam completamente despercebidos. Nesta publicação, vamos explicar a função das linhas vermelhas do hodômetro (também conhecido por velocímetro).
Hoje em dia, muitos carros possuem um painel de instrumentos totalmente digital que, em alguns casos, prioriza o design sobre a funcionalidade e não possui aquelas listras vermelhas sobre as quais iremos falar abaixo. Estas estão nos painéis mais tradicionais e são uma herança européia.
Normalmente, esses painéis de instrumentos possuem dois grandes relógios, um dedicado ao conta giros (relata a rotação do motor - geralmente em rpm, ou seja, rotações por minuto) e outro ao velocímetro (indica a velocidade em que você está dirigindo).
Mas para que servem essas marcações vermelhas no velocímetro?
O conta giros é usado para saber quando é hora de mudar de marcha, sobretudo nos dias de hoje em que há uma grande consciência e preocupação com a condução eficiente, que minimiza o consumo e a emissão de gases poluentes.
Este medidor contém as marcas vermelhas no final, indicando a área onde não é aconselhável chegar, pois você exigirá muito do motor sem que isso produza um aumento de potência. Os motores atingem seu nível máximo de potência antes da zona vermelha. Além disso, o consumo será exorbitante.
Mas e o velocímetro? Nesse caso, as faixas vermelhas são mais importantes, pois geralmente são colocadas em velocidades-chave, como 30 km/h e 50 km/h, que são os limites de velocidade mais comuns na cidade.
Também é muito comum encontrar listras vermelhas no hodômetro a 90 km/h e 130 km/h, pois são os limites mais comuns em estradas de muitos países europeus. No Brasil, a velocidade máxima permitida é de 110 km/h em estradas de pista dupla.
Trazem essas característica não só os modelos vendidos na Europa como os de origem europeia comercializados no Brasil. Em geral, por se tratarem de veículos globais, esses velocímetros são fabricados em diversos países com o mesmo design para permitir seu intercâmbio.
Ao contrário do que muita gente pensa, estas marcações no velocímetro não indicam, portanto, o momento ideal para trocar a marcha. São simplesmente uma comunicação visual para alertar sobre os limites de velocidade mais comuns.
Atualmente, com a tecnologia que equipa os automóveis e os diferentes dispositivos de assistência à condução, as riscas vermelhas no velocímetro perdem o sentido. Mas nunca é demais saber por que eles estão lá.
Você sabia que além de pneus a ABC tem muito mais para oferecer ao seu carro? Clique aqui e veja um resumo de todos os serviços automotivos disponíveis em nossas 6 lojas espalhadas pelo Rio de Janeiro.