O que é e para que serve o cárter do motor?
O cárter do carro é uma parte muito importante da mecânica. Ela fecha o bloco inferior e é vital para o bom funcionamento de um veículo, pois é onde fica armazenado o óleo responsável pela lubrificação do motor.
Seu nome vem de seu inventor, o britânico J. Harrison Carter, que concebeu aquele compartimento especial para abrigar o óleo que deve lubrificar incansavelmente um mecanismo. Associamo-lo a veículos com motor de combustão, mas começou a ser utilizado na bicicleta Sumbean em 1895, para que a sua corrente estivesse sempre lubrificada.
O que é o cárter e onde está?
O cárter é um recipiente de formato côncavo (feito de chapa de aço ou ligas de alumínio) que contém os litros de óleo utilizados pelo motor e que lubrifica as partes móveis da mecânica. Podemos encontrá-lo em motores de quatro tempos, já que nos dois tempos o óleo é fornecido juntamente com a gasolina.
Ele está localizado na parte inferior do motor (sob o virabrequim e as bielas), de modo que o óleo nele cai pela simples ação da força da gravidade, uma vez que percorre internamente o motor, de modo que a bomba de óleo e repita o ciclo novamente.
Para que serve o cárter?
- Coletar o óleo do motor: Sua forma de "balde" e sua localização permitem que ele drene o óleo do motor e o colete para que a bomba possa sugá-lo de volta. A vareta para verificar o nível de óleo do carro acaba no cárter. Possui recantos e reentrâncias específicos, não é igual em todos os veículos, para que a inércia das curvas e frenagens (que movimentam o líquido de um lado para o outro), não interrompa o fornecimento de óleo à bomba que coleta o lubrificante na parte inferior e o envia para o motor.
- Arrefecimento do óleo: O óleo aquece ao passar pelo bloco do motor. Ao passar pelo cárter, ele esfria para retornar ao bloco do motor. Assim, nos carros mais modernos, são utilizadas ligas de alumínio ou mesmo de magnésio, que dissipam o calor melhor do que os metais tradicionais.
- Proteje o motor: O cárter funciona como uma caixa hermética onde estão alojados o virabrequim, biela e pistões. Graças ao cárter, essas peças são mantidas longe de sujeira e outros elementos externos que possam danificá-las. Também fornece rigidez ao bloco do motor.
O cárter é, em parte, responsável por evitar que os componentes do motor se desgastem prematuramente, permitindo a lubrificação adequada, além de garantir que o fluxo de óleo funcione corretamente.
Partes do cárter
Normalmente o cárter é dividido em duas partes principais:
- Cárter superior: Esta é a metade superior, que é aparafusada ao bloco do motor. Notável por sua rigidez, ele pode lidar com as vibrações e forças causadas pelo movimento do motor de combustão. É por isso que às vezes também é parafusado na caixa de engrenagens, aumentando a rigidez do conjunto.
- Cárter inferior: Fixado com parafusos no cárter superior, possui formato de balde, pois é onde fica alojado o óleo do carro. Na base está o bujão do cárter, para drenar o óleo quando necessário.
Esta é a principal divisão que podemos fazer de um cárter, mas encontramos outras peças adicionais:
- Parafusos do cárter: Os parafusos são responsáveis pela fixação de ambas as partes e a parte superior ao motor. Devem ser apertados com o torque indicado pelo fabricante, nem mais nem menos, para evitar folgas ou deformações. É essencial usar uma chave de torque.
- Juntas: Fabricadas em diversos materiais, desde cortiça a materiais sintéticos, asseguram uma perfeita estanqueidade da união entre as peças. Os selantes também são usados para garantir o fechamento absoluto. É comum que eles se degradem com o tempo e o uso, mas é possível trocá-la.
- Tampa do cárter: É uma peça, metálica, plástica ou mesmo fibra que protege o cárter. Ele está localizado na parte inferior, fechando a parte frontal para evitar bater em pedras ou buracos na estrada que afetam diretamente essa importante parte do motor.
- Bujão do cárter: Na verdade, é um parafuso por onde sai o lubrificante ao realizar a troca de óleo do carro. Caso você note algum vazamento de óleo, é o carter a peça que primeiro deve ser verificada. Dependendo do caso, apenas trocar o parafuso pode resolver o problema de vazamento de óleo.
Tipos de cárter
Podemos generalizar e dizer que existem dois tipos de cárter:
- Cárter úmido: Envia óleo diretamente ao motor com o intermédio de uma bomba.
- Cárter seco: É utilizado em motores de aeronaves ou veículos esportivos, que costumam fazer movimentos bruscos que podem comprometer a lubrificação adequada da mecânica. Neles o óleo fica em um tanque auxiliar e de lá vai para o cárter. A bomba de óleo suga o óleo que chega ao cárter com mais força do que introduz no motor, de modo que todo o óleo esteja sempre disponível, o que torna necessário instalar um separador ciclone, uma espécie de funil que produz um vórtice com o óleo fora e o ar dentro.
Problemas no cárter do motor
Não é comum que um cárter sofra danos, mas como qualquer elemento do carro, está sujeito a problemas:
- Cárter quebrado: A existência da tampa do cárter tem o objetivo de evitar que um golpe o danifique e tenha uma rachadura que cause vazamento de óleo. Se você perder uma grande quantidade de lubrificante, o motor pode superaquecer e travar. Soldar um cárter geralmente não compensa (os de alumínio também são mais complicados) e massas para reparar pequenas rachaduras e furos são úteis se forem muito pequenas.
- Vazamento nas juntas: É possível que haja perdas de óleo devido à perda de propriedades das juntas de vedação. Neste caso, é melhor substituir a peça danificada por uma nova.
- Pressão : Às vezes, as rupturas do cárter não vêm de fora, mas de dentro, causadas pelo aumento da temperatura do óleo. Isso gera vapores e com essa pressão pode causar quebra ou perda de vedação. Os carros mais modernos possuem uma válvula de PVC ou ventilação positiva do cárter, que é responsável por removê-los sob pressão e introduzi-los na admissão para que queimem nas câmaras de combustão. Essa pressão também pode vir da existência de folgas entre os anéis do pistão e os cilindros.
Todos esses problemas do cárter são localizados quando procuramos por vazamentos de óleo, portanto, faça uma revisão mecânica de tempos em tempos para evitar maiores despesas posteriormente. Olhar o piso após deixar o carro estacionado ajuda a identificar esses vazamentos.
Trocando o cárter
Não podemos cravar aqui o preço de um cárter novo. Isso varia de modelo para modelo e com o tempo e com a inflação esses números podem se tornar descontextualizados. Dependendo do carro, é uma operação "simples", pois consiste em afrouxar e apertar os parafusos. Entretanto é uma manutenção delicada e que exige conhecimento técnico. Por isso é melhor que seja realizada por um profissional capacitado.
Fique alerta pois qualquer avaria na correia dentada pode levar a um problema maior, com manutenção muito mais cara do que simplesmente trocar a correia no momento adequado.
Você sabia que além de pneus a ABC tem muito mais para oferecer ao seu carro? Clique aqui e veja um resumo de todos os serviços automotivos disponíveis em nossas 6 lojas espalhadas pelo Rio de Janeiro.