Marcha do carro não entra. O que fazer?

Sexta-feira, 29/10/2021

Quando a marcha não entra ou há dificuldades para trocar de marcha, a maioria das pessoas se apressa para pensar em sérios problemas de transmissão. Pode ser o caso de uma simples revisão. Preparamos a matéria abaixo para ajudá-lo caso esteja passando por esse problema.

A caixa de marchas, ou caixa de câmbio, é um componente fundamental do sistema de transmissão, responsável por transferir o torque correto do motor para as rodas motrizes.

As caixas de câmbio manuais são constituídas por um conjunto de engrenagens helicoidais que sincronizam o binário de entrada e saída, enquanto as caixas de velocidades automáticas são constituídas por um sistema que determina de forma autônoma a relação de transmissão ideal através de dispositivos eletro-hidráulicos.

Marcha do carro não entra | ABC Pneus | Rio de Janeiro

Motivos pelos quais as marchas não entram e possíveis soluções

Uma possível falha na caixa de câmbio é o principal motivo pelo qual as marchas não engatam entram corretamente. Os motivos mais comuns que podem causar essa falha e quais podem ser as soluções em cada caso são descritos abaixo:

Engrenagens desalinhadas

Nessa situação, geralmente basta engatar uma marcha diferente e, sem soltar o pedal da embreagem, engatar a marcha desejada. Quando a marcha a ser engatada é a “marcha à ré”, simplesmente insira “primeiro” como a engrenagem da ponte e depois engate a “marcha à ré” novamente.

Se esta solução não for eficaz, recomenda-se andar minimamente com a marcha intermediária engatada e, em seguida, mudar para a marcha desejada. Caso esses problemas sejam frequentes, é possível que o desalinhamento seja devido a um motivo mais sério como os descritos a seguir.

Engrenagens danificadas

Quando as engrenagens estão danificadas elas não permitem uma entrada correta das marchas, pois interferem uma na outra. Nesse caso, ao tentar colocar uma marcha, você ouvirá um ruído de “arranhão” e poderá até sentir, pelo toque da alavanca de câmbio, que há um problema. Além disso, por estarem danificadas, as engrenagens têm sido capazes de desprender lascas de metal que interferem no engate e podem agravar a situação, fazendo com que as engrenagens não entrem ou desencaixem sozinhas.

Nessas situações, a caixa de engrenagens deve ser desmontada e os componentes danificados substituídos.

Engrenagens danificadas

Se a qualidade e o nível do óleo não estiverem corretos, os dentes sofrem mais ao se engrenarem e esse excesso de fricção pode danificá-los e bloqueá-los, impossibilitando ou dificultando a troca de marchas.

Nesse caso uma simples troca do fluido da caixa de marchas resolve o problema. Em países e regiões muito frias, existem óleos apropriados para cada temperatura.

Desgaste da embreagem

Um mau funcionamento da embreagem também pode causar “arranhões” ao engatar as marchas. Nesse caso, é imprescindível a inspeção adequada da embreagem, pois as soluções podem ser muito diversas: troca do cabo (em embreagem de fricção), sangria do circuito (em embreagem hidráulica) ou troca do disco de embreagem (em neste caso é necessário recomendar a substituição do kit completo de embreagem: disco, prensa e colar).

Como saber se a embreagem está ruim?

A seguir descrevemos os motivos que podem criar dificuldades na troca de marchas em um veículo com câmbio automático e qual pode ser a solução em cada caso:

Falta de lubrificação

Um nível de óleo baixo pode fazer com que as engrenagens escorreguem quando o veículo tenta mudar de marcha.

Nesta situação, o óleo da engrenagem deve ser completado ou substituído.

Desgaste da embreagem

Uma embreagem gasta causa uma operação escorregadia da transmissão, o que resulta em mudanças de marcha imprecisas. Para corrigir isso, você precisa substituir o kit de embreagem.

Conversor de torque com defeito

Se o conversor de torque quebrar, você pode notar que, em velocidades baixas, a aceleração é reduzida ou a caixa de câmbio entra em modo de falha. Isso leva a uma limitação das revoluções ou a não inserir marchas acima da "segunda".

Nesse cenário, o componente deve ser substituído.

Problema com a unidade eletro-hidráulica

A unidade que rege a troca pode emitir um sinal impreciso devido a uma falha no sistema de controle (o que torna necessária a substituição ou reparo elétrico da unidade), por falta de bateria ou devido à necessidade de parametrização.

Também é possível que esta unidade falhe devido a um desalinhamento do controle ou problemas de vazamento no circuito hidráulico que não permitem que a pressão do sistema se estabilize. Isso pode forçar o reajuste do controle e das pressões e a substituição de elementos como juntas, válvulas solenóides, etc.

Quebra interna da caixa de câmbio.

É uma falha grave e não tão comum, mas pode ser que algum componente do equipamento se quebre ou se rache e cause perda de pressão no sistema. Nessa situação, o veículo pode dar saltos descontrolados de marcha e, além disso, será percebida uma redução na potência e nas rotações.

Esta situação requer a substituição do componente.

Temas relacionados

Câmbio, problema na caixa de câmbio, marcha não entra, carro não troca marcha, câmbio manual, câmbio automático, lubrificação da caixa de câmbio, embreagem, problema na embreagem
Descofia que está com algum problema na caixa de marchas? Entre em contato. Fale com um de nossos especialistas! Atendemos em 6 lojas no Rio de Janeiro: Méier, Ilha do Governador, 2 endereços em Campo Grande (Estrada das Capoeiras, 537 e Estrada do Cabuçu, 855), Santa Cruz e Jacarepaguá. Veja qual é a ABC Pneus mais próxima de você!
Quero um orçamento