Fumaça branca saindo do escapamento
A coloração dos gases de exaustão traz muita informação sobre possíveis problemas em seu veículo. Para cuidar bem do seu carro, é muito importante estar sempre atento à cor dos gases que são expelidos pelo escapamento. Isso te ajuda a ter uma noção se já é hora de procurar uma oficina para evitar que os problemas se agravem.
Seu carro está expelindo fumaça branca pelo escapamento e você está preocupado por que não sabe o motivo? Está no lugar certo. Neste artigo explicaremos o que significa essa fumaça branca e se você deve se preocupar ou não.
Quando você não deve se preocupar com a fumaça branca
Em primeiro lugar, você deve saber quando a fumaça branca é normal e não tem nenhuma conseqüência negativa. Se a fumaça branca que sai pelo escapamento em pequenas quantidades e logo depois de alguns minutos ela desaparece, definitivamente você não deve se preocupar.
Sobretudo durante manhãs frias, a condensação presente no sistema de escapamento se transforma em vapor após a partida do motor. Assim, o aquecimento dos restos de água que se acumulam ali pela baixa temperatura do ambiente e umidade local se transforma em fumaça branca e é eliminada pelo escapamento. Então fica tranquilo!
Se esse não é o seu caso, siga lendo, pois o mais provável é que seu carro tenha algum tipo de problema mecânico.
Quando se preocupar com a fumaça branca
Como dissemos anteriormente, a fumaça branca chega a ser normal. Porém, se não é em pequenas quantidades e não desaparece rápido, esteja certo que há alguma avaria. Para conhecer o motivo que ocasiona a fumaça branca, veja qual a situação mais parecida com a sua:
Fumaça branca e espessa ao ligar um motor à diesel
Se quando você liga seu automóvel à diesel e ele expele muita fumaça branca e esta demora muito para desaparecer, pode ser que você tenha algum problema com a injeção do diesel ou algum problema no pré aquecimento do motor.
Esse problema ocorre por que a bomba de injeção injeta combustível muito rápido e queima apenas uma parte, fazendo com que o resto se evapore pelo escapamento. Caso seu automóvel à diesel não tenha problema de injeção, pode ser que a câmara de combustão está muito fria e que haja um problema com os pré aquecedores de motor.
Leia mais sobre o Escapamento em nosso blog
Fumaça branca ao ligar e ao dirigir
Se a fumaça permanece depois de ligado o motor, o mais provável é que o carro tenha um problema de refrigeração que afeta a junta do cabeçote. O líquido de arrefecimento está entrando no cilindro, está se misturando com o combustível e isso provoca a fumaça branca que você pode ver saindo pelo escapamento.
Você terá que trocar a junta do cabeçote, que não é uma manutenção barata.
Se a fumaça for azulada, pode ser também que o óleo do motor está passando para a câmara de combustão, ou pelos seguimentos ou retentores das válvulas.
Fumaça branca e espessa enquanto dirige
Este é o problema mais grave de todos, pois significa que se está queimando o líquido de arrefecimento do motor. Esse problema significa que há uma avaria importante na junta do cabeçote ou/e uma fissura no bloco do motor, duas manutenções caríssimas, sobretudo a última.
Se a situação do seu carro se parece com uma das três acima, você deve reparar seu carro imediatamente. Quanto mais tempo demorar, piores serão as avarias e mais cara será a manutenção. Inclusive, o dano no motor pode tornar-se tão grave que poderia deixá-lo irrecuperável.
Reparar a junta do cabeçote pode ser caro e muito mais caro será se tiver que reparar alguma fissura no bloco do motor ou substituí-lo completamente. Quanto antes solucione o problema, menos gasto terá para resolvê-lo. Então muita atenção. Uma simples “fumacinha” pode te livrar de muitos problemas e de grandes prejuízos.