Eagle F1 Asymmetric 6: o pneu esportivo que se destaca por comportamento e versatilidade
No circuito de Mireval, na França, a Goodyear tem um centro de desenvolvimento e está a testar a nova geração do Eagle F1 Asymmetric 6, um pneu de alto desempenho que pode ser usado perfeitamente em qualquer tipo de veículo, inclusive elétrico, e com excelente desempenho seco e molhado.
Os pneus são aquela coisa negra redonda que muitas vezes não damos toda a atenção que ele merece. Além disso, é um dos poucos elementos do carro em que a diferença de preço entre colocar um pneu de qualidade duvidosa e um bom de marcas reconhecidas tem pouca diferença de preço, o que torna desvantajoso economizar uns trocados optando por marcas que não dão garantia e entregam um desempenho baixo.
Não devemos esquecer que os pneus são os únicos elementos do veículo em contato com o asfalto e boa aderência nas curvas, frenagem tanto em piso seco quanto molhado, tração e estabilidade dependem deles.
Pista de testes da Goodyear
A Goodyear tem um circuito privado para testes na cidade francesa de Merival, muito perto da fonteira com a Espanha. Neste lugar, a fabricante americana desenvolve e testa seus pneus antes de lançá-los no mercado.
Neste local a Goodyear testa o novo Eagle F1 Asymmetric 6, um pneu de alta performance que, nesta nova geração, é ainda mais versátil, pois pode ser montado em uma grande variedade de carros, desde compactos, esportivos, cupês, sedãs e até 100% elétricos.
Para colocá-lo à prova, a Goodyear preparou nas pistas do seu circuito, uma série de testes em que, em alguns deles, poderemos até comparar o novo pneu com o seu antecessor.
Primeiro teste. Circuito seco com o Audi TTS
Neste primeiro teste, segundo observadores da revista espanhola "Autofácil" veremos como funciona o novo Eagle F1 Asymmetric 6 montado em um Audi TTS de 320 cv em uma seção sinuosa do circuito, com uma zona de alta velocidade que inclui uma mudança repentina de pista.
Após três voltas, o pneu se comportou bem, com boa sensação de direção mesmo ao forçar a sobreviragem, onde a parede lateral não perde rigidez em nenhum momento. Na seção sinuosa, o pneu funciona de forma excelente, conseguindo uma boa frenagem e excelente tração em todos os momentos.
Comparado ao seu antecessor, melhora seu comportamento no seco, graças à modificação em sua banda de rodagem. "Quando circulamos praticando uma condução relaxada, a área de contato tem uma pegada normal, esta aumentada quando, por exemplo, realizamos uma manobra extrema como uma esquiva, um forte apoio em curva ou uma frenagem de emergência" - relata a equipe de reportagem.
Segundo teste. Circuito molhado com o Cupra Formentor VZ
Neste circuito coberto com uma camada de água de 0,8 mm, poderemos comparar o comportamento entre o Goodyear Eagle F1 Asymmetric 5 e o Eagle F1 Asymmetric 6 montado em um Cupra Formentor VZ de 310 CV.
Depois de testar pela primeira vez a nova geração, surpreende não só a capacidade de tração e frenagem, mas também a forma de encarar uma curva em alta velocidade sem perder a trajetória em nenhum momento. A geração anterior é menos precisa nas curvas, com uma diferença muito mais pronunciada entre aderência e não aderência, perdendo a progressividade do novo pneu. Além disso, a distância de travagem aumenta ligeiramente e a extremidade traseira é muito mais "solta" do que com o Eagle F1 Asymmetric 6.
Graças à incorporação de novos materiais e à modificação de sua banda de rodagem, em relação ao seu antecessor, o novo Eagle F1 Asymmetric 6, melhora seu desempenho em condições secas, reduz a distância de frenagem e aumenta a dirigibilidade quando o asfalto está molhado.
Terceiro teste. Aceleração, ziguezague em alta velocidade e frenagem de emergência com um Tesla Model 3
O novo Goodyear Eagle F1 Asymmetric 6 é um pneu desenvolvido não apenas para veículos esportivos, mas também para carros 100% elétricos. Neste tipo de carro, à aderência e durabilidade do pneu devemos acrescentar que ele deve suportar um peso extra, devido ao uso de baterias, que não seja excessivamente barulhento devido ao atrito com o asfalto e que tenha baixo atrito para alcançar maior autonomia. Todas essas melhorias foram levadas em consideração para desenvolver o Eagle F1 Asymmetric 6. O peso do pneu também foi reduzido e a aerodinâmica na parede vertical da carcaça foi melhorada, reduzindo assim a turbulência e melhorando o fluxo de ar ao redor do pneu.
O Eagle F1 Asymmetric 6 é capaz de segurar firmemente a traseira do carro, sem nenhum tipo de deslizamento ou movimento estranho, como geralmente acontece em um ziguezague de alta velocidade, onde as mudanças de apoio são muito rápidas e excessivamente abruptas. Além disso, devemos ter em mente que realizamos este teste com um Tesla Model 3, um carro que ultrapassa os 2.000 quilos.
Quarto teste. Travagem comparativa com um BMW Série 5
Neste teste poderemos comparar a travagem em piso molhado com o novo pneu e o seu antecessor. Para que a frenagem seja exatamente a mesma (mesmo ponto de frenagem e mesma pressão de frenagem), serão utilizados dois BMW Série 5 idênticos, equipados com um robô que obtém a localização exata por satélite e atua com ele no freio graças a um sistema pneumático.
Após travar a 85 km/h a redução da distância de travagem foi de 1,8 metros com o novo pneu.
O Goodyear Eagle F1 Asymmetric 6 está disponível em vários tamanhos de pneus que variam dos aros 17 à 22. Em 2023, estará disponível em mais de 65 tamanhos diferentes. Ainda não sabemos se a novidade chega ao Brasil também em 2023. Informaremos em breve