Cuidados ao deixar o carro parado muito tempo
Os carros foram feitos para rodar por aí, e não para ficarem parados. Ao contrário do que muita gente pensa, um carro parado muito tempo não economiza em nada, muito pelo contrário, pode causar sérios prejuízos por necessidade de manutenção.
Entretanto, as vezes não é possível manter o carro em atividade. Muita gente precisa se ausentar por meses por motivos de trabalho, por exemplo, e não tem ninguém para dar uma voltinha no carro de vez em quando.
Pensando nesta situação, onde seu carro terá de ficar parado por muito tempo, preparamos dicas para que você entenda melhor sobre o assunto e tome providências adequadas para o período de hibernação do seu carango.
Esclarecemos que essas dicas não garantem 100% que seu carro não terá problemas quando voltar do período de inatividade, mas certamente irão diminuir muito as chances de problemas mais sérios.

Quanto tempo o carro pode ficar parado?
Não existe uma quantidade de tempo específica. Isso varia de modelo para modelo. Especialistas não consideram uma semana um longo período e, ao ficar esse tempo parado, nenhuma provicência precisa ser tomada. Mais do que isso já é arriscado. E segundo alguns especialistas, 20 dias depois de parado e sem providências adequadas, significa que seu carro ultrapassou o limite saudável de descanso. Certamente algum problema pode aparecer e será necessária alguma manutenção.
Levando então em consideração que você não tem outra alternativa e sim, seu carro vai ficar parado um longo período, seguem abaixo dicas importantes. Providências que você deve tomar antes de se ausentar.
Trocar o óleo do motor
Após um considerável período sem uso, o óleo do motor (sobretudo o já usado) torna-se uma fonte de oxidação. É recomendável colocar um óleo novo e também o filtro de óleo.
Veja também se a tampa do reservatório está bem fechada, para evitar a entrada de ar e que se acelere o processo de oxidação.
Calibre os pneus
O período de inatividade faz com que os pneus vão esvaziando aos poucos. Então, já sabendo disso, antes de deixar o carro parado, faça a calibragem com a pressão máxima apontada pelo fabricante (consulte o manual do proprietário) para situações em que o veículo vai estar com carga pesada. Para facilitar, especialistas indicam que você coloque 20% a mais de pressão do que normalmente você coloca.
Cuidado com o limpador de para-brisa
Após longo período de inatividade, o limpador de para-brisa começa a derreter. Se ela estiver em seu lugar habitual, fatalmente vai grudar no vidro. Caso não seja possível sua retirada, afaste-a do vidro.
Encher o tanque de combustível
Pois é... em tempos de combustível caríssimo dá até pena encher o tanque para deixar o carro parado. Mas, nesse caso, é um caro que sai barato.
Quanto mais cheio o tanque, menos ar fica nesse recipiente e assim, menores as chances de degradação por oxidação (do tanque e do combustível). A gasolina dura uns três meses sem perder suas características, mas após esse período, sobretudo se tiver uma quantidade pequena do combustível, este pode ressecar mais rápido. O ressecamento pode ser muito prejudicial, pois causa problemas na bomba de combustível, válvulas, bicos injetores e etc.
Se seu carro for total flex opte por encher de etanol, que se mantém mais tempo que a gasolina. Se não, coloque gasolina premium, pois seu período de duração é maior que a gasolina comum.
Cuidado com a bateria
Dependendo do modelo do seu carro e dos componentes que você tem instalado, mesmo com o carro desligado, a bateria pode descarregar.
Alguns especialistas aconselham a desligar os dois polos da bateria, caso o carro for ficar parado muito tempo. Isso fará com que a bateria mantenha carga suficiente para um arranque por um período de 10 a 30 dias. Atenção, é importante lembrar que ao fazer isso seu carro pode perder dados e configuraçoes de equipamentos eletrônicos que se alimentam da bateria.
Cuidado com os freios
Se o carro for ficar em uma garagem plana, não deixe o freio de mão acionado. Deixe uma marcha engrenada e um calço nas rodas, por segurança. Esse cuidado evita que as lonas de freio fiquem coladas nos tambores e trave o veículo na hora do uso.
Limpe o carro
Antes de deixar o carro parado, faça uma limpeza completa. Por dentro é importante para remover restos de comida e podeira, o que pode tornar o interior do seu carro um ambiente propício proliferação de fungos; além de atrair animais como formigas e baratas, por exemplo. Seque bem para evitar mofo. Ah, o ideal é que fique em lugar coberto e que sofra o mínimo possível a ação do sol, chuva e etc.
Na parte externa, se possível, vale inclusive passar cera automotiva, que cria uma camada protetora para a pintura. Deve-se deixar bem limpo, livre principalmente de restos de frutos (que caem de algumas árvores) e fezes de pássaros. Estas sujeiras corroem o verniz da pintura, e geralmente as manchas só são removidas após nova pintura.
Consulte o Manual do Proprietário
Essa é a dica que mais damos em nosso blog. Sempre e em qualquer situação, consulte o manual do seu carro. Alguns deles trazem instruções específicas para longos períodos de inatividade.
Voltando a usar o carro que ficou parado há muito tempo
Após um período de inatividade, mesmo tendo tomado as precauções acima, uma outra série de cuidados devem ser levados em consideração. Acompanhe a lista: