Catalisador: o que é, para que serve e como reparar em caso de avaria
O catalisador ou conversor catalítico é um elemento chave no nosso veículo para limpar os gases nocivos que saem do tubo de escape antes de entrarem em contato com o exterior. A seguir, contamos tudo sobre o catalisador.
A necessidade de preservar o meio ambiente e a saúde das pessoas foi o gatilho para dar luz verde às regulamentações de emissões. Nelas, os veículos têm que cumprir certas margens para serem homologados... e para isso o catalisador é um elemento chave. O catalisador é item obrigatório no Brasil. Quem decide remover o componente do carro (acontece muito após uma avaria no componente, que custa caro) também pode se dar mal com a Lei: constatada a falta da peça no veículo, é lavrada uma infração grave de acordo com o CTB - Código de Trânsito Brasileiro.
O que é o Catalisador?
O catalisador é um dos atores fundamentais para a redução dos gases poluentes dos veículos. É uma peça que é instalada entre os coletores de escapamento e o primeiro silenciador da cauda do escapamento. É formado por uma estrutura de material cerâmico em forma de favo de mel. No seu interior inclui substâncias ativas como o óxido de alumínio ou metais nobres como a platina, o ródio, o paládio... bem como os agentes responsáveis por regular a ação do catalisador quando entram os gases de escape.
Quais carros têm um catalisador? Carros mais antigos talvez não estejam equipados com a peça. Todos os veículos novos, por Lei, são obrigados a tê-lo. Tanto os veículos a diesel quanto os a gasolina possuem conversor catalítico, e esse elemento ajuda a reduzir as emissões nocivas à saúde e ao meio ambiente que saem do escapamento.
Como funciona o catalisador de um veículo?
Uma vez que os gases do motor chegam ao catalisador, ele é responsável por transformar esses gases em duas fases:
- Primeira fase: oxida o monóxido de carbono (CO) e hidrocarbonetos não queimados em dióxido de carbono (CO2) e água.
- Segunda fase: produz a redução de óxidos de nitrogênio (NO), convertendo-os em nitrogênio (N).
É claro que a transformação desses gases é parcial, pois as substâncias derivadas do catalisador, como é o caso do CO2, continuam sendo um gás poluente e prejudicial ao meio ambiente.
Como saber se um catalisador está mal?
Ao contrário da crença popular, a quebra do catalisador é muito comum, pois é um elemento que está continuamente submetido a altas temperaturas e à filtragem de substâncias e gases poluentes. Ocorre quando muitos gases de escape não queimados se acumulam no catalisador e este não consegue eliminá-los completamente, o que faz com que as emissões poluentes aumentem.
Nos veículos a gasolina, isso acontece quando são feitas principalmente viagens curtas ou porque as velas de ignição estão em mau estado; nos diesel, ocorre principalmente por dois motivos: fazer muitas viagens curtas (especialmente urbanas) e dirigir com uma rotação do motor muito baixa (menos de 2.000 rpm).
Em geral, é possível detectar esta falha através das luzes de aviso no painel de instrumentos (um motor iluminado na cor âmbar). Uma falha do catalisador pode causar perda de potência e o carro pode até parar devido à sua obstrução, por isso é uma falha que deve ser resolvida o mais rápido possível. Por fim, ao passar por uma vistoria, a falha também pode ser detectada pelo teste de gás poluente.
Como reparar um catalisador?
Se o nosso catalisador finalmente avariou, recomendamos que dirija-se a uma oficina de confiança ou a um local especializado. O reparo de um catalisador vazio ou quebrado pode ser feito por meio de dois métodos de reconstrução: montando um catalisador padrão que pode ser substituído ou limpando-o com jato de areia; solução que permite aproveitar o invólucro exterior e substituir os monólitos internos. No entanto, também existe a opção de substituí-lo, pois assim evitaremos falhas em um futuro próximo.
Você sabia que além de pneus a ABC tem muito mais para oferecer ao seu carro? Clique aqui e veja um resumo de todos os serviços automotivos disponíveis em nossas 6 lojas espalhadas pelo Rio de Janeiro.