Carro esquentando muito rápido. Veja como solucionamos o problema de um cliente
Carro aquecendo muito rápido. O que pode ser? Bem, não existe uma única resposta para essa pergunta. Os motivos que causam o super aquecimento de um motor podem ser vários. Em seguida abordaremos sobre os motivos mais comuns.
Entretanto, para este conteúdo, daremos ênfase a um detalhe muito específico, de diagnóstico difícil. Fique atento, pois esse pode ser também um problema que esteja acontecendo no seu carro.
Contamos com a experiência do nosso mecânico, o Bulle, da nossa unidade da Ilha do Governador, que nos mostra a solução de um caso de super aquecimento através de um vídeo gravado durante a manutenção.
Um caso real
Para encurtar caminho, é a história de um Meriva que sofria com o super aquecimento do motor e que não conseguiram resolver de primeira. O dono o levou em uma oficina, trocaram as mangueiras que provavelmente estavam vazando e liberaram o carro, certos de que o problema estava solucionado.
Mas após rodar alguns quilômetros o motor super aqueceu novamente. Foi aí que, através da indicação da filha, cliente de nossa unidade da Ilha do Governador, é que o esquentadinho Meriva chegou fervendo às mãos do Bulle – tendo rodado um trajeto de menos de 1km, como relata.
Como não era um problema simples, Bulle pediu para que o cliente deixasse o carro e o examinou com calma. No vídeo mostra que a mangueira da válvula termostática estava “pegando fogo”. Notou também que a mangueira inferior do cabeçote estava “gelada” assim como o radiador, e que o cooler do radiador estava funcionando normalmente.
Por sua experiência de anos, concluiu que não havia água circulando no motor. Notou também que já haviam alterado a válvula termostática (que é uma maneira de solucionar esse problema), mas que não era o caso. Então foi no componente menos improvável nesse cenário que encontrou a solução: a Bomba de Água. Dissemos improvável por que Bulle notou que ela tinha um aspecto de nova. “... mas é aquele ditado: o novo também estraga”, advertiu nosso mecânico.
Aí vem uma parte muito legal no vídeo, a partir de 2m50s, onde nosso mecânico remove a bomba de água e nos dá muitas lições valiosas. De cara nota que o retentor da bomba estava poroso, danificado, provavelmente por uso de aditivo incorreto. Em seguida mostra como essa bomba de água em específico é acionada: através da correia do motor que, ao ser ligado faz girar também a polia da bomba de água que gira o rotor, puxando a água e fazendo com que esta circule para arrefecer a temperatura.
O problema estava justamente aí. Aos 3m30s do vídeo, Bulle simula o funcionamento da bomba, girando a polia. Ele mostra que o rotor não se mexe e assim não cumpre sua função de bombear a água. Mostra nitidamente o rotor rachado e chama atenção para o detalhe de que a maioria deles é frágil, feito de plástico.
Dica importantíssima
Bulle alerta para um detalhe muito importante: “por pouco não perdeu a junta do cabeçote” – o que pode acontecer caso o motor aqueça muito. Isso gera uma manutenção caríssima. E em alguns casos o motor pode até fundir (derreter), sendo assim necessária sua troca. Seria o pior que poderia acontecer para seu bolso. Trocar ou retificar o motor é uma das manutenções mais caras a se realizar em um carro.
Ou seja, a dica é que, ao sinal de super aquecimento que você pare o carro imediatamente. Se estiver muito longe de uma oficina, o ideal é que acione um guincho para evitar ligar o motor e causar danos graves ao motor. Guinchar sairá mais barato que qualquer manutenção no motor.
Pra finalizar, Bulle alerta que este problema é comum não só na linha GM, mas também em outras marcas. E então fica o alerta e a lição de que é sempre necessário verificar a fundo todos os detalhes para encontrar a causa do problema de super aquecimento do motor. O problema foi resolvido e o Meriva seguiu seu caminho, desfrutando do frescor proporcionado por uma bomba de água novinha. Mais uma vez nosso mecânico ficou orgulhoso pelo trabalho e mais um cliente satisfeito por ter seu problema resolvido.
Sobre a Bomba de Água
Muita gente costuma pensar no motor como o coração de um carro. Mas, na verdade, quem mais se assemelha a esse órgão é a bomba d’água. Ela é um dos principais componentes do sistema de arrefecimento, sendo responsável por circular o líquido refrigerante pelo motor.
Sem ela, de nada adiantaria colocar água no radiador, uma vez que, se não circular para refrigerar o motor, o resultado é nulo. Apesar de simples, esse é um componente vital — e as falhas podem custar bem caro quando não são corrigidas rapidamente.
Outras causas de super aquecimento
A seguir enumeramos as causas mais comuns que causam super aquecimento do motor, além da falha na bomba de água como demonstramos acima:
- A válvula termostática travar na posição fechada e impedir o fluxo de água fria para resfriar a temperatura do motor.
- As mangueiras rasgarem ou apresentarem furos, levando à diminuição do volume do líquido por vazamento e, consequentemente, da pressão na parte interna do material. Com baixo volume e baixa pressão, o fluxo da água desacelera e o líquido evapora com mais facilidade e não resfria.
- Falta de óleo no motor: isso faz com que o atrito das partes metálicas entre si gerem bastante calor e super aquece o motor.
- Falta de água ou líquido de arrefecimento no radiador.
- Problema na ventoinha.