O que evitar ao recarregar a bateria do carro

Terça-feira, 16/03/2021

As baterias de um carro não são só importantes: são uma parte vital de toda a composição de peças de um automóvel. Ela não é chamada de “coração” do veículo à toa, sendo a maior responsável pela locomoção do mesmo.

Se sua bateria automotiva não estiver saudável, o seu carro não é nada mais do que um pedaço de ferro estático. E sendo tão necessária, ela deve ser bem cuidada. Você certamente não quer arriscar deixar a sua bateria sem vida e energia para mover seu carro pelas ruas, certo?

dicas sobre recarregar baterias automotivas rio de janeiro

Informações úteis sobre a bateria do seu carro

Vida útil da bateria

A vida útil de uma bateria é de dois ou mais anos de uso. Deve atentar-se para alguns fatores que lhe dirão que ela precisa ser trocada. Por exemplo, luzes fracas ou piscando, a perda não intencional de carga, falhas em dias de frio, ou o motor acordando lentamente.

Esses são apenas alguns dos sintomas. Para conferir informações em maiores detalhes, confira nossa página sobre baterias automotivas.

Recarregar bateria

Já para recarregar a bateria do carro, não há muito mistério. Não é recomendado que se recorra a uma chupeta. A não ser que seja absolutamente necessário, já que a prática (que constitui em recuperar a energia da bateria, utilizando uma bateria de outro veículo para dar partida) diminui a vida útil da peça.

É algo muito comum e amplamente executado, mas viemos aqui com conhecimento sobre o assunto para alertá-lo, afinal. Caso não haja outra forma, é recomendado o uso de um cabo longo e espesso, o que aumenta a praticidade e a segurança do processo.

Há mais algumas situações em particular que devem ser evitadas em relação a recarregar baterias, no entanto. Começando por mais uma curiosidade da chupeta, leia com atenção:

  • Se fizer uma chupeta em um carro com bateria isolada, é possível causar um pico de tensão por falta de um acumulador. Isto tem chance de queimar tanto o módulo de controle motor quanto o painel do veículo;
  • Suspeite da bateria estar isolada quando ela está totalmente descarregada. Ou seja: se nenhuma luz interna acender e sem o veículo mostrar qualquer sinal de ligar. Não ligue o carregador de bateria diretamente no carro, sem um acumulador! Isso também pode causar um pico de tensão, mesmo que não seja uma chupeta - o que resulta na possibilidade de queimar diversos componentes do carro;
  • Improvisar a ligação de uma bateria com fios de tomadas residenciais ou auto falantes automotivos podem causar um sobreaquecimento e resultar em um incêndio;
  • Não inverta a polaridade da bateria. Isto, mesmo que seja realizado apenas em um instante, pode estourar a fonte do módulo e até mesmo romper a trilha do painel - o que acontece quando a fonte e o capacitador não aguentam a recarga.

  • bateria automotiva rio de janeiro

    Revisões periódicas

    É importante que revisões periódicas sejam feitas na bateria. Sempre desligue tudo na hora da partida, mantenha os terminais limpos, e deixe um cabo de bateria de boa qualidade no porta-malas para emergências. Também é recomendado a compra de um auxiliar de partida, que irá enviar uma carga extra para a bateria sem precisar de outro carro ou de uma recarga maior, o que é sempre útil em uma situação apertada.

    Cuide bem do coração do seu automóvel!

    Precisando trocar a bateria do seu carro? Fale conosco e consulte a bateria ideal! Oferecemos serviços automotivos com segurança e qualidade em 6 localidades no Rio de Janeiro.
    Quero um orçamento