Apareceu uma bolha no pneu. O que fazer?

Sexta-feira, 22/04/2022

Como um proprietário de carro diligente e atencioso, verificar o carro de tempos em tempos antes de começar a dirigir agora é um hábito comum. Imagina que, enquanto realiza as verificações pertinentes, percebe que um dos pneus tem uma espécie de protuberância, um "inchaço" ou "ovo" na lateral. Nesse momento você deve estar pensando: “Agora o que eu faço?”. É disso que trataremos no texto abaixo.

Você não precisa entrar em pânico, mas esteja ciente de que é um assunto perigoso. Porque aquela pequena protuberância, um dia deixa de ser tão insignificante e se torna uma bolha de ar que pode causar uma explosão na parede externa do pneu, o que comumente conhecemos como estouro. Pense na bolha como um tumor em um pneu que, se não for tratado, pode ter consequências devastadoras.

Apareceu uma bolha no pneu. O que fazer? | ABC Pneus | Rio de Janeiro

O que é esse inchaço no pneu?

Uma ruptura por impacto envolve danos à carcaça (a carcaça do pneu) infligidos quando o pneu está em contato com certos obstáculos. Geralmente, uma protuberância visível externamente na parede lateral do pneu indica que os grânulos de metal que compõem a parede lateral foram destruídos dentro da carcaça. Como dissemos acima, visualmente eles são percebidos como uma deformação na forma de um caroço ou saliência que aparece na parede lateral do pneu.

Para quem não sabe, a parede lateral é responsável por conectar o aro da roda ao piso, e quando aparecem bolhas nela, as coisas podem ficar complicadas. Em palavras mais simples, você deve saber que paredes laterais danificadas são um problema maior do que ter um pneu furado. Porque o impacto que uma roda sofre ao atingir um objeto estranho aperta o pneu contra a borracha, danificando o revestimento interno e forçando o vazamento de ar, criando as bolhas mencionadas no processo.

O que causa essa protuberância no pneu?

Um pneu é composto de várias camadas, e dentro de cada uma delas há ar. Agora, o que acontece quando o ar começa a vazar é que ele sobe diretamente para as áreas externas. Portanto, protuberâncias aparecem na parede lateral. Essas protuberâncias são perigosas o suficiente por conta própria e, no caso de excesso de pressão, essas bolhas estouram, potencialmente causando um furo completo ou estouro do pneu durante a pilotagem, que é uma das últimas coisas do mundo que você desejaria experimentar.

O vazamento de ar pode ser o resultado de uma série de coisas diferentes, como bater em grandes buracos ou lombadas íngremes. Às vezes, há alguns detritos sobre os quais você dirige o carro que destroem os pneus internamente. Além disso, passar pelas lombadas acima mencionadas em alta velocidade também pode fazer com que o ar escape para essas áreas externas. Dirigir com um pneu com baixa pressão de ar também pode causar bolhas nos pneus e até deixar o veículo estacionado na beira de um meio-fio.

A extensão do dano depende da velocidade e do ângulo de impacto e do tamanho do obstáculo, mas em qualquer caso, não é recomendado em nenhuma circunstância continuar dirigindo com ele. E embora seja improvável, defeitos de fabricação também podem causar a formação de bolhas. A cola pode não manter as camadas juntas e criar um espaço para a formação de grumos. No entanto, os processos de fabricação atuais atenuaram essas falhas.

É seguro dirigir com uma bolha no pneu?

Um pneu danificado é extremamente inseguro, não importa onde você esteja dirigindo e não importa quão grande ou pequeno seja o dano. Especialmente quando aparecem esses "ovos" nos pneus é preciso ter muito cuidado. Dirigir com essas bolhas pode colocar em risco sua segurança e a segurança de outras pessoas. Isso não se limita somente às bolhas. Na verdade, não importa que tipo de dano você sofra em seus pneus, você não deve correr o risco de dirigir assim, pois pode causar danos ao veículo ou até mesmo causar acidentes.

Se tal dano for ignorado, existe o risco de que o pneu falhe em algum momento no futuro, normalmente por delaminação da banda de rodagem e/ou camadas ou desintegração da parede lateral do pneu.

É possível reparar um pneu deformado?

Infelizmente, não importa qual seja a protuberância, um pneu com bolha não pode ser reparado. Para determinar se há um rasgo de impacto interno, o profissional responsável removerá o pneu da roda. Uma vez removida, uma bolha causada por danos acidentais encolherá e o especialista poderá mostrar o dano no revestimento interno do pneu. Isso não é como um pneu furado, você tem que substituir o pneu inteiro.

No entanto, o bom é que existem alguns fabricantes de pneus que oferecem garantias. Eles podem lhe dar um pneu novo gratuitamente se o problema for de fábrica. Portanto, antes de comprar um pneu novo, é fundamental fazer a devida lição de casa e encontrar uma marca que ofereça tais garantias (como a Goodyear, por exemplo). Essa garantia pode fazer que você economize um bom dinheiro caso essa bolha (ou qualquer outra deformidade) apareçam por defeito de fabricação. Lembre-se, quanto mais você esperar pare resolver o problema, maiores serão os danos causados no caso do estouro de um pneu enquanto o carro estiver em circulação. Inclusive, caso isso aconteça, pode custar vidas.

Seu pneu apresenta alguma deformidada? Uma bolha? Como relatamos acima? Cuidado! Procure ajuda especializada agora mesmo. Clique aqui e veja qual nossa loja mais próxima de você! Se preferir, clique no botão de WhatsApp que está na sua tela e fale imediatamente com um de nossos especialistas.
Quero um orçamento