A luz do freio de mão não apaga
Poucas coisas devem preocupá-lo mais do que ver a luz do freio de mão acesa, pois indica que há uma falha no sistema. O freio de estacionamento, também conhecido como freio de mão, foi projetado para manter o carro parado quando você estaciona. A luz do freio de mão deve acender quando o dispositivo estiver acionado e apagar ao desativar o dispositivo. No entanto, se a luz permanecer ligada, pode ser que haja algum problema com o sistema.
Quando você vê uma luz de aviso acender no painel de instrumentos, é porque o carro está alertando que algo não está funcionando corretamente. Embora tenhamos a tendência de pensar que essas situações desencadeariam uma resposta coerente dos motoristas, como parar de usar o carro e levá-lo a um mecânico motivado pela segurança deles e dos passageiros, a realidade é bem diferente. Freqüentemente, muitos de nós continuamos dirigindo como se nada estivesse errado . Assumimos que este é um problema menor que pode ser resolvido com calma.
Como é a luz que faz referência ao freio de mão?
A luz de advertência do freio de mão é vermelha. É representada pela letra "P" de parking (estacionamento) dentro de um cíuculo com parênteses nas laterais. Por se tratar de uma luz relacionada a um problema grave, nunca a encontraremos em amarelo. Esse círculo é na verdade o símbolo de referência para muitas luzes de advertência no sistema de freio do carro; embora nem sempre, pois às vezes pode ser combinada com uma luz genérica representada por um ponto de exclamação dentro do mesmo círculo entre parênteses.
Por que a luz de advertência do freio de estacionamento acende?
A principal função da luz de advertência do freio de mão é indicar quando não está desativado. O freio de estacionamento é um sistema mecânico usado principalmente ao estacionar um veículo, especialmente em um declive. No entanto, a luz que indica isso pode permanecer latente mesmo após a remoção. Certamente, há mais de um motivo para isso acontecer. Porque seja elétrico ou manual, uma vez que o freio de estacionamento é acionado, a luz de advertência deve acender no painel de instrumentos, e apenas naquela situação.
1 - Sensor do pedal de freio
Em primeiro lugar, afastando-se que não haja nenhum problema na parte elétrica, podemos adivinhar que pode ser um mau funcionamento do sensor associado ao pedal do freio. Portanto, a primeira coisa que você deve fazer é verificar o interruptor do pedal (no cilindro mestre do freio) para detectar se esse é o problema. Verifique com um mecânico de confiança para ver se é esse o caso. Se você notar que as luzes de freio não estão funcionando, o problema é principalmente com o sistema elétrico que controla os freios.
2 - Pastilhas de freio desgastadas
Outro motivo que pode ter acionado o sinal de alerta do seu sistema de freio, fazendo com que a luz sempre brilhe, é o desgaste das pastilhas. Isso resulta em mais fluido tendo que ser removido do reservatório, aumentando os problemas. Verifique se as pinças e as pastilhas estão desgastadas. É melhor verificá-los regularmente, como parte do programa de manutenção. Lembre-se de que a troca das pastilhas de freio é algo que sempre deve ser feito regularmente. Se as pastilhas de freio se desgastarem, existe o risco de problemas graves e de manutenção mais custosa.
3 - Fluido de freio baixo ou com vazamento
Se a luz de advertência permanecer acesa, é altamente recomendável verificar o nível do fluido de freio. O tanque geralmente fica no compartimento, geralmente do lado do motorista. Caso o nível do líquido esteja abaixo do mínimo, deve-se completá-lo imediatamente para garantir a operação ideal do sistema. Também existe a possibilidade de que existam bolhas alojadas no circuito ou que o líquido tenha ficado contaminado. Em qualquer um desses casos, sugere-se recarregar o sistema ou repor todo o líquido.
No entanto, outro motivo pelo qual a luz de advertência do freio de estacionamento pode aparecer sem motivo aparente é que pode haver um vazamento em uma das mangueiras da linha de freio ou nas pinças. Primeiro, verifique o nível do fluido de freio. Se você achar que mesmo o reabastecimento não enche, dê uma olhada embaixo do veículo para ver se há poças ou vazamentos. Siga a linha do reservatório de fluido de freio para cada uma das rodas. Se você vir gotas caindo bem onde as rodas estão (ou no caminho para elas), há um vazamento no sistema.
Leia mais sobre como verificar o fluido de freio
4 - Sistema ABS
Na pior das hipóteses, as luzes de advertência do freio de mão e do ABS podem acender. Se você já tentou desligar a ignição e ligá-la novamente e as luzes ainda estão acesas, é melhor não começar a dirigir e ligar para a seguradora para ir buscar o carro. Isso ocorre porque a falha pode causar dificuldades na frenagem do carro ou um problema nas pinças, que podem estar parcialmente bloqueadas. Se as pinças do freio emperrarem, o carro pode ficar difícil de dirigir e, conseqüentemente, levar à perda de controle.
5 - Lâmpadas de freio queimadas ou um fusível queimado
Este é um problema simples de detectar e corrigir. Verificar as luzes de freio é tão simples quanto olhar para a parte de trás do carro enquanto alguém pisa no pedal do freio. Algumas lâmpadas são mais fáceis de acessar do que outras. É um reparo relativamente simples. Caso contrário, um auto center pode fazer a mudança para você por um custo mínimo. E se uma nova lâmpada não resolver o problema, então o problema pode ser o fusível queimado correspondente.
6 - Bateria com baixa tensão
Uma luz de advertência do freio de mão também pode indicar problemas de baixa tensão. Se a bateria não estiver fornecendo a tensão correta para o sistema elétrico do carro, isso pode resultar em todos os tipos de erros. Outros sinais indicadores de problemas de bateria são as luzes que piscam ou ficam muito mais fracas durante a marcha lenta do que ao acelerar ou ligar o motor. Carregue a bateria e veja se o problema persiste. Se você corrigir os problemas da luz de freio, mas eles reaparecerem depois de um tempo, peça ao mecânico para verificar a bateria.
7 - Outros sensores
Se tudo parece bem com todos os aspectos do sistema de freio revisado e você ainda está coçando a cabeça para descobrir o que pode acontecer, também pode ser uma simples falha de um dos vários sensores do carro. Eles são geralmente muito sensíveis e sujeitos a danos ou falhas. Um teste simples do sensor de nível do fluido de freio (o mais comum) deve determinar se este é o problema.
8 - Pode ser o óbvio
Às vezes, o óbvio pode ser a causa do problema. Se a luz de advertência estiver acesa, a primeira coisa a verificar é se o freio de mão está totalmente desbloqueado. Com um mecânico daqueles que quase não existem mais, você tem que empurrar para baixo até o fim. Se o do seu carro for eletrônico por botão, verifique se ele foi totalmente liberado. No caso de a liberação mencionada ser automática quando você começar a dirigir e continuar a "travar" os freios, bem, digamos que você não tenha escolha a não ser ir ao seu mecânico favorito para resolver o problema.
E o que devo fazer se a luz de advertência do freio de mão não apaga?
Se a luz de advertência do freio de mão estiver acesa, o melhor que podemos fazer é parar em um lugar seguro - se ela nos pegou em movimento - e desligar o motor. Aguarde alguns segundos e tente inicializar. Se a testemunha desaparecer, foi apenas um alarme falso. Mas se não for o caso, vá a um mecânico. Lembre-se de que sua negligência não deve colocar em risco a vida de seus ocupantes ou do restante dos usuários que compartilham a estrada com você diariamente. Portanto, sim, é de vital importância que o problema seja diagnosticado e corrigido imediatamente.