4 motivos pelos quais um carro fuma

Sexta-feira, 24/02/2023

Às vezes deixamos de fazer a manutenção do carro e isso nos dá sinais claros de que não está funcionando bem. As 4 razões pelas quais um carro fuma.

Os motores de combustão interna são extremamente complexos. Possuem centenas ou milhares de peças, algumas fixas e outras móveis, que funcionam em colaboração com diferentes fluidos. Às vezes, por várias razões, as coisas não funcionam como deveriam e dão provas disso com sinais claros. Hoje contamos-lhe 4 razões pelas quais um carro fuma.

Você deve ter notado pelo espelho retrovisor interno que a fumaça estava saindo do seu carro e você nunca viu isso antes. Ou talvez você tenha ouvido a frase "aquele carro fuma" e se pergunta o que isso significa. Bem, nesta nota, vamos contar as 4 razões pelas quais um carro fuma e as possíveis causas.

Lembre-se que é sempre bom cumprir as manutenções programadas para evitar que seu carro fume. Você pode consultar a quantidade de quilômetros percorridos ou o prazo para trocar o óleo e o filtro ou inspecionar determinadas áreas do motor no Manual do Proprietário do seu veículo.

4 motivos pelos quais um carro fuma | ABC Pneus | Rio de Janeiro

Geralmente, os motivos pelos quais um carro fuma estão nos cilindros, já que o motor está recebendo mais combustível do que o adequado ou, queimando lubrificante. Mas antes de prosseguir, uma breve descrição de como funciona um motor para entender as 4 razões pelas quais um carro fuma.

Um motor de combustão interna, requer uma certa quantidade de ar e combustível. O motor, entre outras partes, é constituído por cilindros (três, quatro, cinco, seis, oito, etc.), onde ocorre a queima do combustível.

Para obter o melhor desse processo, você precisa de uma certa quantidade de ar e combustível, e se essa relação for quebrada, em menor ou maior grau, então as coisas não vão bem e pode sair fumaça do seu carro.

E mais, nessa mistura dentro do cilindro, podem vazar outros componentes que não deveriam estar ali, como o lubrificante, que chega lá devido ao desgaste e manutenção incorreta de algumas peças. O resultado será que seu carro emite fumaça de uma cor específica. Assim, com este esclarecimento, é hora de rever os 4 motivos pelos quais um carro fuma.

1 - O carro fuma por condensação

Este é um tipo de fumaça branca, embora leve, não muito espessa. Se você vir fumaça esbranquiçada saindo ao ligar o motor frio, não se preocupe. É comum nessas circunstâncias, pois é vapor de água.

Quando você liga um motor que ainda está frio, parte desse vapor de água que se forma enquanto o processo de combustão natural do combustível entra em contato com o ar exterior, se condensa e se transforma nessa fumaça branquinha que você vê saindo pelo escapamento.

Isso é muito mais perceptível no inverno do que no verão, principalmente se você está em uma área úmida, como nas regiões mais frias do Brasil. À medida que o sistema de escape aquece, a condensação começa a diminuir e o vapor desaparece gradualmente.

2 - O carro fuma devido à queima do líquido refrigerante

Se a fumaça que você vê saindo do seu carro é mais densa do que a relatada acima, ou seja, tem mais corpo, e apesar do carro indicar a temperatura correta do motor, então é um problema mais sério.

Em geral, essa fumaça branca costuma ser um vazamento no circuito de refrigeração, então parte do refrigerante está entrando na câmara de combustão e queimando junto com o combustível. Nesse caso, verifique o nível do líquido de arrefecimento para ver se foi consumido mais do que o normal.

Os motivos para a presença desse líquido dentro do cilindro podem ser vários, embora os mais comuns sejam vazamentos na junta do cabeçote, ou no próprio bloco do motor. Se notar fumaça branca muito densa, faça a manutenção do motor o mais rápido possível, pois a presença de líquido de arrefecimento nessa área reduz a camada protetora de óleo nas paredes da câmara de combustão, o que levará a um desgaste excessivo devido ao aumento do atrito e elevará a temperatura do motor, a ponto de superaquecer - podendo causar danos muito maiores.

3 - O carro fuma devido à queima de óleo do motor

Nesse caso, a fumaça que seu carro emite não será branca, mas sim azul. Isso pode acontecer quando uma das juntas do motor, ou os anéis do pistão estão rachados ou quebrados, o que permite a passagem do lubrificante para a câmara de combustão.

Para ter certeza dessa suspeita, verifique constantemente o nível do óleo. É provável que esteja consumindo mais do que o normal e você não tenha se dado conta. Nesse caso, uma inspeção de um mecânico é essencial. Caso seja comprovada a rachadura no bloco, o ideal é fazer a manutenção o quanto tantes, a fim de prevenir de problemas mais graves.

4 - O carro fuma devido ao excesso de combustível no cilindro

Quando isso acontecer, a fumaça ficará preta e, de todas as fumaças que analisamos, é a mais fácil de diagnosticar e reparar. O motor está consumindo mais combustível porque o filtro de ar está muito sujo e não permite a passagem livre do mesmo, o que levará a um maior esforço do motor e, consequentemente, ao superaquecimento.

Mas cuidado, alguns dos sensores podem não permitir que a mistura de combustível seja adequada, então entra na câmara de combustão mais combustível do que o normal; ou que os injetores não estão funcionando bem e "colocam" mais combustível do que o normal, que acaba não queimando.

Esses restos de combustível vão queimar no caminho até o final do tubo de escape, então eles serão queimados com uma cor escura. Nestes casos, deve-se verificar o sistema de injeção ou ignição do carro.

Agora você conhece as 4 razões pelas quais um carro fuma, para que da próxima vez que você vir uma fumaça incomum, saiba o que é e comece a trabalhar para resolvê-la. Além disso, com essas informações você chegará na oficina mecânica com muitos dados, e isso evita fraudes.

Quero um orçamento